1_itau_holmes

“HOLMES – O Assistente Sempre Presente” otimiza comunicação em crédito rural do Itaú

O banco Itaú desenvolveu o HOLMES (at Home; status Operacional; every Level; Management; great Experience; auto Service), ferramenta que se comunica com todas as áreas envolvidas no crédito rural, enviando informações necessárias ao negócio, demandadas por elas. A instituição avalia que esta é uma forma inovadora de distribuir informações no backoffice, que ajuda a área comercial a controlar suas operações e gera insumos para novos negócios com seus clientes. O projeto “HOLMES – O Assistente Sempre Presente” concorre ao Prêmio Relatório Bancário 2017, nas categorias Autoatendimento e processos.

Anteriormente, a area de credito rural enviava a outras áreas relatórios distintos, impactando a capacidade da área operacional quanto ao tempo de desenvolvimento dos relatórios necessários e, ainda assim, não conseguia atender todas as solicitações dentro da expectativa das áreas demandantes. Com a implantação do HOLMES, o banco passou a fornecer a seus parceiros relatórios de posição de carteira e de operações na esteira, em 15 segundos, e com informações que antes era impossível fornecer em tão pouco tempo. “Levando agilidade na informação para o cliente e segurança para a área comercial,” explica o Itaú.

A solução muda a forma de se comunicar com a área comercial, digitaliza as consultas solicitadas, sem perder o atendimento personalizado e totalmente pessoal. Também insere formas inovadoras de consulta, permite que parceiros consigam acompanhar e se auto servir do status de suas operações a qualquer momento, mesmo pelo Iphone. E oferece todo o suporte possível para que possam fechar novos negócios, como o relatório com a indicação de operações próximas do vencimento, para que os financiamentos de crédito rural sejam renovados.

De acordo com o Itaú, esta é a única ferramenta em banco de atacado que gera automaticamente indicadores de jornada do cliente – O lead time na visão cliente em produtos. “O HOLMES traz inovação ao processo de contratação, feito com a criatividade de pessoas que fazem a diferença e sem custo de TI, em linha com o objetivo do Itaú em se tornar cada vez mais o banco digital,” argumenta o descritivo do projeto.

A necessidade das áreas comercial e de vendas em obter informações de status das operações não era atendida plenamente, já que era necessário demandar à área operacional por telefone ou e-mail, e aguardar a construção dos relatórios solicitados.
Outra necessidade no processo era de identificar a Jornada do cliente – Lead-time da operação na visão do cliente, onde não havia um indicador para que a gestão operacional tomasse decisões estratégicas para atender a demanda operacional de maneira assertiva. A iniciativa possibilitou ganhos de qualidade do serviço prestado, uma vez que os levantamentos poderiam demorar dias para serem concluídos e não conseguíamos ser tão efetivos na profundidade das informações necessárias.

O HOLMES é capaz também de enviar as propostas de negócio de crédito rural ao especialista comercial a qualquer momento, inclusive pelo Iphone, caso o especialista esteja em transito, o queagiliza a criação de novos negócios e garante sempre a proposta mais atualizada. Para os gestores desse tipo de crédito, o HOLMES envia toda noite relatórios gerencias sobre a experiência do cliente, a jornada em que se compila o tempo total das esteiras, comparando com a média móvel dos últimos cinco dias úteis. Isso permite ações imediatas dos gestores, caso seja necessário algum ajuste no fluxo.

No início de cada mês, a ferramenta compila a jornada do cliente de todo o mês e o compara com o ano, para análises de longo prazo.

Além disso, o HOLMES autentica o solicitante da informação por meio de algoritmo que valida o usuário cadastrado. O algoritmo de verificação de segurança do sistema, protege o envio de informações confidenciais das operações dos clientes, em que, nem mesmo especialistas de vendas de segmentos diferentes podem consultar segmentos que estes não atendem. “Mitigamos o risco de informações erradas enviadas aos nossos parceiros, pois o relatório é feito automaticamente através dos relatórios do sistema carteira e sem nenhum tratamento manual,” finaliza o projeto.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top