O número de famílias endividadas no país bateu recorde no mês de março de 2022, alcançando o percentual de 77,5%, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Foi essa realidade que, já em fevereiro – quando os números se referiam ao primeiro mês do ano e já não eram positivos -, motivou o desenvolvimento da primeira trilha do ano, sobre o superendividamento.
O nosso ponto de partida foi a Lei do Superendividamento, que, conforme apontaram os especialistas e players do ecossistema, ainda aguarda regulamentação e gera dúvidas sobre sua aplicabilidade.
Visando regularizar os pontos mais críticos da nova lei, foi criado no congresso um Grupo de Trabalho (GT). Recentemente, o GT adicionou dados sobre o mutirão de renegociação de dívidas e orientação financeira que esteve em vigor até o dia 31 de março às informações coletadas até o momento. Os subsídios vão auxiliar na futura elaboração de uma cartilha com orientações aos tribunais, magistrados, magistradas, servidores e servidoras sobre como atuar considerando a nova lei e as possibilidades de renegociação mediante a conciliação, inclusive como forma de evitar a judicialização.
Além da cartilha, o grupo pretende realizar um workshop para difundir as orientações que serão formuladas, um tema ao qual a Cantarino brasileiro continuará atenta para manter sua rede informada e atualizada.
Se você se interessa pelo tema, baixe o Informativo CB | Superendividamento e assista o webinar na íntegra.
Insights Ed. 22
Editorial – Trilhas ampliam visibilidade e agregam conhecimento complementar
1 – Metaverso, blockchain e transformação digital dos bancos pautam 17ªedição do ABB
2 – Webinars de junho discutem o futuro das ATMS e dos bancos digitais
3 – Webinar aponta possíveis reinvenções do sistema financeiro frente à blockchain
4 – Fórum Bancos,Telcos e Utilities surpreende os convidados
5 – CX é explorado em trilha no mês de março mas continua em alta
6 – Grupo de Trabalho capta dados para elaborar cartilha sobre Superendividamento
Ponto de Vista – Inclusão financeira e o impacto social