nota7

Governo de SP seleciona fintech para operar microcrédito

A agência de desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo – Desenvolve SP, lançou edital de licitação para contratar uma fintech para operações de microcrédito.  A iniciativa, inédita entre as instituições de fomento do Brasil, é o primeiro passo para colocar em prática um projeto-piloto do Sebrae e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que testará um novo modelo de financiamento.

O objetivo é ampliar e agilizar a oferta de crédito aos microempreendedores individuais (MEIs) brasileiros. O projeto-piloto terá início em Heliópolis e Paraisópolis, as duas maiores comunidades paulistanas. De acordo com o edital, será vencedora da licitação a fintech que apresentar a melhor proposta comercial, com soluções para acelerar o processo de aprovação de financiamentos.

“Vamos utilizar o modelo de negócios das fintechs, baseado no uso de algoritmos e da automatização de processos, para cruzar informações que facilitem a avaliação de risco e acelerem a contratação e liberação de recursos para os MEIs”, explica o presidente da Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos.

A ideia é que, a partir do registro da proposta, a aprovação do financiamento ocorra em até 48 horas. A iniciativa de um edital para a contratação de fintechs é um modelo pioneiro entre agências de fomento.

Além de permitir maior inclusão dos MEIs no sistema financeiro, a parceria entre as instituições envolvidas levará desenvolvimento às regiões onde os microempreendedores estão localizados.

Quando for iniciada a segunda etapa do projeto, o Sebrae promoverá oficinas de orientação de acesso ao crédito nas comunidades e a Desenvolve SP, junto com a fintech selecionada operacionalizará todo o processo de análise e tomada de crédito. O BNDES, por sua vez, aportará os recursos do projeto no valor de até R$ 10 milhões.

Com informações Do Portal do Governo

Para acessar o edital da licitação, clique em:

http://www.desenvolvesp.com.br/wp-content/uploads/2018/04/PP-006-2018.pdf

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top