Gestão de resíduos sólidos gera grandes oportunidades e riscos para os bancos

O painel sobre sustentabilidade operacional, coordenado pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC) quarta-feira à tarde, no Ciab, avaliou as oportunidades e os riscos das instituições financeiras principalmente com relação à gestão dos resíduos sólidos. O CEO da empresa Vertas Gerenciamento e Transformação de Resíduos Tecnológicos, José Cristovam, disse que como grandes consumidores e financiadores do consumo de produtos eletro eletrônicos, os bancos tem condições de exercer uma forte pressão para a mudança das praticas atuais e a melhoria da gestão destes resíduos.

“Os bancos podem exigir, por exemplo, que os fabricantes divulguem exatamente a composição dos produtos, pois isto ainda não acontece e ajudaria muito no momento da desconstrução e posterior destinação correta dos equipamentos descartados” diz. Ele ressaltou que outra forma de colaboração dos bancos para uma atuação responsável em relação a estes resíduos seria no financiamento de equipamentos para empresas que atuam na coleta e desconstrução de lixo eletrônico. “Hoje tudo é importado e caro. Um apoio dos bancos seria um importante impulso para empresas deste segmento”, disse.

Seguindo este raciocínio, o Diretor de Sustentabilidade da PwC Brasil, Carlos Rossin, acrescentou que talvez o maior erro dos bancos em relação à sustentabilidade é não identificar as oportunidades que ela oferece e pensar no assunto somente como risco e custo. “Somente 50% dos resíduos sólidos produzidos atualmente tem uma destinação correta. Isto aponta para a criação de um novo mercado que pode ser interessante de diversas formas para os bancos, principalmente em relação à construção de uma imagem positiva junto à sociedade que talvez seja o maior ativo de um banco”, avaliou.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top