nota1

GDPR impõe supervisão humana a robôs que analisam finanças pessoais

As regras do GDPR (General Data Protection Regulation ou Regulamento Geral de Proteção de Dados) da União Europeia entram em vigor a partir de 25 de maio. E exigem que as empresas obtenham o consentimento das pessoas quando seus dados pessoais forem usados para automatizar decisões que tenham consequências importantes, como a concessão de um empréstimo. Segundo a Bloomberg, o regulamento enfatiza a supervisão humana e a proteção do consumidor, o que pode criar dificuldades para as empresas que tentam elaborar as ferramentas do futuro.

O diretor jurídico sênior do grupo de defesa do consumidor BEUC, David Martin, disse, em entrevista à agência, que as empresas que desenvolvem tecnologias de IA terão que levar em conta e incorporar as questões de proteção de dados no processo de design. Nesse sentido, as regras poderiam ser um obstáculo para os programadores que buscam desenhar algoritmos cada vez mais sofisticados. Além disso, os clientes têm o direito de exigir que um funcionário humano da empresa intervenha e analise uma decisão, bem como acesso aos detalhes sobre um processo automatizado para se proteger de práticas discriminatórias.

De acordo com o analista sênior de políticas do Centro para Inovação de Dados, instituto de pesquisa independente e sem fins lucrativos, Nick Wallace, isso pode afetar as empresas da UE que competem contra rivais nos EUA e na Ásia no desenvolvimento de novas tecnologias.

Bancos e seguradoras da Europa investiram bilhões de dólares em tecnologias de ponta de inteligência artificial e, agora, fazem um exame mais rigoroso das ferramentas que usam para ajudar a erradicar fraudes, verificar a solvência de candidatos a empréstimos e automatizar as decisões sobre reclamações.

A Bloomberg avalia que órgãos reguladores em todo o mundo tentam acompanhar a pressa do setor financeiro para automatizar tudo, desde mesas de negociação até decisões de empréstimo e centros de atendimento ao cliente.

Fonte: Uol / Bloomberg

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top