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Ganho de tempo é visto como a principal vantagem da AI no recrutamento e seleção

A percepção da importância e da aplicação da inteligência artificial está ganhando espaço entre os profissionais de recrutamento e seleção.  Ela é apontada como uma das grandes tendências para se ficar de olho em 2018 pelo estudo Global Recruiting Trends 2018, do Linkedin, em pesquisa que incluiu o Brasil.

De acordo com o relatório, 76% dos entrevistados acreditam que a utilização de Inteligência Artificial deve ganhar relevância.  A economia de tempo é apontada por 67% dos como um dos principais benefícios da nova tecnologia. Um exemplo foi a redução de 62 para 30 dias no processo de pré-seleção de candidatos na Intuit, apontada como um caso de sucesso, que utiliza tecnologia do próprio Linkedin.

Os recrutadores não acreditam que serão substituídos pela nova ferramenta. O software pode ler resumos simultaneamente e acelerar substancialmente o fluxo de trabalho, os chatbots podem responder às perguntas do candidato, entre outras tarefas que reduzem tempo. Porém, para ações mais complexas como a de entrevistar candidatos, AI é vista como menos útil (6%).

Segundo o levantamento, além da economia de tempo, outros benefícios do uso de AI serão remover o viés humano (43%); selecionar os candidatos mais adequados para cada vaga (31%); e reduzir custos (30%). Entre as principais aplicações estão descobrir candidatos (58%) e fazer a triagem (56%).

Outro caso de sucesso destacado no relatório foi o da Vodafone que utiliza inteligência artificial em suas entrevistas por vídeo. Os candidatos respondem questões, que são analisadas por robôs, programados com algoritmos avançados. Com base em requisitos da função, as máquinas avaliam a adequação do candidato em 15.000 itens diferentes da linguagem corporal e entonação de voz. Se os candidatos passarem na entrevista por vídeo, são convidados para entrevistas pessoalmente.

Entre os resultados com a adoção da tecnologia, a Vodafone destaca a redução de tempo de seleção; acesso a maior número de talentos, porque a utilização de vídeos amplia sua atuação geográfica na busca por candidatos; e mais assertividade na detecção de habilidades interpessoais.

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