nota7

Fundação Bill Gates lança solução de pagamentos móveis para não bancarizados com Interledger Ripple

A fundação de Bill e Melinda Gates lança o Mojaloop, software de código aberto com tecnologia desenvolvida pela Ripple para não bancarizados. O objetivo da solução é prover camada de interoperabilidade entre instituições financeiras, provedores de pagamento e outras empresas que oferecem esses serviços aos pobres e não bancarizados. O protocolo usado para transacionar entre as diferentes redes financeiras é o Interledger Ripple.

Além da Ripple, o Mojaloop (da palavra moja, que significa um, no idioma africano swahili) foi desenvolvido em parceria com outras empresas de tecnologia: Dwolla, ModusBox, Crosslake Technologies e Software Group. O aplicativo saiu do Level One Project desse grupo, uma iniciativa do tipo guarda-chuva para o trabalho com pobres não bancarizados que exploram tecnologias como a blockchain. Segundo comunicado da Fundação Gates à imprensa, este é o primeiro modelo que pode ajudar a ampliar a interoperabilidade de provedores de dinheiro móvel para qualquer instituição bancária, comercial ou governamental em uma economia do cliente, de forma a atender especificamente as necessidades dos pobres.

A Fundação Gates tem feito levantamentos sobre aplicações tecnológicas antes de 2015, incluindo seu uso como forma de fazer a ponte entre sistemas financeiros desconectados. O vice-diretor de serviços financeiros para os pobres da Fundação, Kosta Peric, disse nesse comunicado que a interoperabilidade dos pagamentos digitais tem sido o obstáculo mais difícil para o setor de serviços financeiros vencer. “Com a Mojaloop, nossos parceiros tecnológicos finalmente alcançaram uma solução que pode se aplicar a qualquer serviço. Convidamos os bancos e a indústria de pagamentos a explorar e testar essa ferramenta , assinala Peric.

Além do trabalho direto no Mojaloop, o projeto também contou com outros quatro provedores de tecnologia de telefonia móvel – Ericsson, Huawei, Mahindra Comviva e Telepin – desenvolver uma API aberta para acelerar o ritmo das integrações.

Fonte: CoinDesk e Gates Foundation

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top