Deputados e senadores lançaram ontem (13) em Brasília a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos. Os parlamentares querem garantir que instituições como Caixa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, BNDES e outras instituições financeiras públicas continuem exercendo seu papel social como operadores de políticas públicas e do desenvolvimento com inclusão social.
O deputado federal Assis Carvalho, que é bancário da Caixa Econômica Federal, é um dos vice-presidentes da Frente destacou a importância de defender o sistema bancário público. “Cabe destacar que 25% das habitações do nosso país foram financiadas pela Caixa, o que equivale a 1/4 das habitações de uma nação. Portanto, esta é uma luta de todos nós”, afirmou.
O governador do Piauí, Wellington Dias, que também é funcionário da Caixa, foi um dos palestrantes do seminário “Estratégias para financiar o desenvolvimento”, que antecedeu o lançamento da Frente. Ele debateu a atuação dos bancos públicos e sua importância para a produção e para os investimentos nas áreas de infraestrutura, indústria, agricultura e serviços.
Durante o ato, deputados, senadores e representantes da sociedade civil destacaram o papel dessas instituições públicas no exercício da soberania nacional, ao financiar principalmente investimentos em educação, agricultura e habitação. Participaram do evento, deputados, senadores, sindicalistas de vários estados brasileiros que se mobilizam contra a privatização dos bancos públicos.