Fórum Payment Anyway – Tokens, cripto e o dinheiro programável: quando a tendência será realidade?

O mediador Diego Kolling, head da estratégia bitcoin da Méliuz, e os painelistas Bernardo Srur, diretor-presidente da ABCripto; João Paulo Pereira, senior subject matter expert – AI and DeFi do Inter; e João Paulo Oliveira, CEO Noxpay, evidenciaram que o dinheiro programável já ultrapassou a fase de experimentação para se tornar uma infraestrutura crítica de eficiência financeira.

Segundo os especialistas convidados para a discussão, cerca de 85% do volume de criptoativos reportado à Receita Federal já é de stablecoins. Assim, o debate focou em como essa tecnologia está deixando o campo das ideias para se tornar a principal ferramenta para a globalização de negócios e a tokenização de ativos.

Sob a ótica institucional, o debate aprofundou-se na evolução do DREX e na tokenização de Ativos do Mundo Real (RWA). Ficou evidente que a tecnologia blockchain está sendo utilizada para destravar valor na economia real, permitindo, por exemplo, que recebíveis de cartão de crédito ou commodities agrícolas sirvam de lastro para a emissão de tokens.

Ouça o conteúdo completo no CANTAcast!

Essa dinâmica cria um novo modelo de “supply chain finance“, em que a liquidez flui de maneira automatizada e segura, reduzindo riscos e custos operacionais em transações B2B complexas.

No cenário de pagamentos globais, as stablecoins foram apontadas como a tecnologia que finalmente encontrou o ajuste ideal de mercado (product-market fit). Com volumes transacionados que já superam amplamente o Bitcoin no reporte à Receita Federal, esses ativos estáveis estão resolvendo as fricções do câmbio tradicional.

A discussão ilustrou ainda como a integração entre o PIX e as stablecoins está permitindo que empresas e consumidores brasileiros acessem o mercado internacional com liquidação instantânea e custos reduzidos em comparação aos cartões internacionais e transferências SWIFT.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
Gestão de saldo em escala: por que construir internamente pode custar mais do que parece
Com o crescimento de bancos digitais, fintechs e plataformas de benefícios, empresas buscam soluções capazes...
Exclusiva
Futurecom 2026: conectividade, IA e ecossistema digital no país
Fernando D’Áscola destaca o avanço do Brasil no setor de data centers e a expansão...
Exclusiva
Maílson da Nóbrega: O Brasil ainda pode ser um país rico?
O ex-ministro da Fazenda analisa como a evolução dos meios de pagamento, a produtividade e...
CANTAnews
Qual é o sentido de patrocinar um evento?
O que a teoria do marketing B2B e a Febraban Tech 2026 revelam sobre o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

Rolar para cima