O painel evidenciou que a indústria de pagamentos transfronteiriços vive um momento de transformação acelerada, onde a tecnologia já permite que transações globais sejam quase tão instantâneas quanto as domésticas.
André Almeida, Director of Growth & Client Success Sales International da PagBrasil; Elias Sfeir, presidente da ANBC; Fabio Gerber, Diretor Comercial da Visa Connect; e Kelly Gallego Massaro, presidente da Abracam, junto ao mediador Giba Martins, Founder & Advisor da G-Payments Consulting, destacarm que, com a liderança brasileira reafirmada pela expansão internacional do Pix e pela evolução de redes tradicionais como a Visa para além dos cartões, ficou claro que a infraestrutura técnica para integrar o mundo financeiro já é uma realidade palpável.
No entanto, os especialistas concordaram que a inovação, por si só, não basta: o sucesso dessas iniciativas depende intrinsecamente da capacidade do mercado em harmonizar normas regulatórias complexas e de adaptar soluções tecnológicas às especificidades culturais de consumo de cada país.
Ouça o conteúdo completo no CANTAcast!
Seja através da colaboração entre fintechs e grandes bandeiras, ou pelo diálogo constante com reguladores para garantir segurança e compliance, o objetivo final permanece único: tornar o câmbio invisível para o usuário.
Assim, caminha-se para um cenário onde as fronteiras financeiras se tornam cada vez mais fluidas, permitindo que o dinheiro viaje com a mesma velocidade e facilidade da informação.