Evento reúne ONG e startups para apresentar projetos de impacto educacional a líderes do mercado
No dia 18 de maio, o Fórum Bancos & Banking será palco de uma mobilização inédita em prol da Semana da Educação Financeira (ENEF) do Banco Central. A Cantarino Brasileiro reunirá a ONG Multiplicando Sonhos e as startups Tangram, Forme Educação e Investeendo para apresentar o impacto de seus projetos educacionais às lideranças do setor financeiro.
O projeto de educação financeira da Cantarino Brasileiro, que completa quatro anos de história, atinge um novo patamar em 2026. O que antes era uma trilha temática específica no início do ano, agora evolui para um formato transversal. Na prática, o tema passará a integrar todas as demais trilhas da agenda da empresa, consolidando o ensino de base como um pilar fundamental e indissociável de qualquer discussão sobre o futuro do sistema bancário.
No estande Bancos & Educação, os executivos do setor poderão conferir como a Multiplicando Sonhos, a Tangram, a Investeendo e a Forme estão transformando a realidade de jovens e crianças, demonstrando que o investimento no crescimento deste tema é essencial para a sustentabilidade do mercado.
Para aprofundar o debate, os porta-vozes das três organizações participarão de uma gravação de podcast ao vivo no canal da Cantarino Brasileiro no YouTube. A discussão focará em como as lideranças do setor podem apoiar a escala dessas soluções educacionais em comunidades e redes de ensino em todo o país.
Ter essas iniciativas conosco simboliza a união entre o terceiro setor, inovação e educação. A transição para um modelo transversal reflete que a educação financeira não é mais um assunto isolado, mas a base que sustenta toda a nossa agenda em 2026.
Sobre a ENEF
A 13ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) será realizada de 18 a 24 de maio de 2026 e terá como tema central “Educação Financeira: construindo um futuro com longevidade e prosperidade”.
A Semana ENEF, organizada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), representa um esforço coletivo pela educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal. A iniciativa conta com a participação de instituições públicas e privadas, com o objetivo de compartilhar conhecimentos, estimular atitudes e comportamentos e construir uma base sólida para a tomada de decisões financeiras a longo prazo por parte de todos os brasileiros.
Bancos & Educação: uma trajetória de impacto
A presença dessas iniciativas no evento é um desdobramento natural da trilha Bancos & Educação, projeto da Cantarino Brasileiro que há anos fomenta o debate sobre o ensino de base no país. Com um histórico robusto de produção de conteúdo, a iniciativa já realizou duas temporadas de uma websérie exclusiva, webinares e e-books, reunindo dezenas de entrevistas com especialistas e autoridades do setor para discutir o papel social e estratégico das instituições financeiras.
Agora, o projeto evolui, integrando-se de forma transversal a toda a agenda da empresa, reafirmando que a educação é o alicerce fundamental para a inovação e a sustentabilidade do mercado bancário.