Formalização Digital (Banco Pan)

Formalização Digital (Banco Pan)

PILAR: Bancos (tradicionais e nativos digitais)
CATEGORIAS: Customer Experience / User Experience / Mitigação de impactos da pandemia

O perfil de clientes Pan é bastante diverso. Em sua maioria, clientes das classes CDE com diferentes perfil de contratação (aposentados, funcionários públicos e clientes com interesse em financiamento de veículos). 

Tendo em vista a grande abrangência territorial do Brasil, necessidade de redução de custos e manutenção dos critérios e regras de segurança, no primeiro trimestre de 2020, o Banco Pan reformulou o processo de contratação do seu principal produto, o empréstimo consignado. 

Com o objetivo aumentar a segurança, capilaridade de contratação e acesso à milhões de brasileiros, a principal ação foi a reformulação do Formalizador Digital, meio pelo qual os clientes realizam a etapa de assinatura das propostas e contratos em andamento. 

Originalmente, a ideia do Formalizador Digital do Pan é garantir uma experiência remota/digital de contratação dos produtos Pan sem perder a segurança daquela contratação, mitigar que fraudadores contratem produtos em nome dos clientes e proporcionar fácil acesso e usabilidade para os clientes Pan. 

Com a ferramenta, todos os clientes Pan podem ter seus produtos contratados digitalmente, sem a necessidade de deslocamento até uma loja física, funcionando 24hs e em qualquer lugar do Brasil – basta um dispositivo móvel com acesso à internet.

Antes da reformulação, as contratações dos produtos Pan aconteciam de forma digital, porém a penetração era maior nos meios físicos do que nos digitais: no final de 2019, aproximadamente 25-30% das contratações eram digitais. Após a mudança, o indicador ficou invertido, aumentando para aproximadamente 60% de adesão pelo meio digital. Em setembro do ano passado, 95% das contratações já eram realizadas de forma digital.

Outro benefício da ação foi a redução das fraudes, estimulada pelo aumento do nível de segurança das operações, agora com validação biométrica facial, OCR da documentação do cliente e match entre selfie do cliente com foto do documento. Além disso, há captura da geolocalização do cliente (momento da assinatura) e validação dos dados.

Insights Ed. 13

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2. QR Saque: inovação via Pix gratuito (Saque e Pague)
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5. Formalização Digital (Banco Pan)
6. Comunicação com Realidade Aumentada (Banco do Brasil)
7. Curió (Banco do Brasil)
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10. Melhoria da experiência para desbloqueio do cartão da conta e cadastro de nova senha sem lembrar a anterior (Bradesco)
11. APP Beneficiários INSS Bradesco (Bradesco)
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