nota2

Fintechs pedem urgência na aprovação do Cadastro Positivo

De acordo com notícia publicada pela Agência Senado, em audiência realizada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, os representantes do Nubank e da Stone, duas das maiores fintechs brasileiras; convidados e senadores concordaram com a necessidade de a Câmara agilizar a aprovação do projeto de lei que viabiliza o cadastro positivo de consumidores, proposta que já passou pelo Senado no ano passado.

De acordo com Bruno Nagrani, diretor de relações institucionais do Nubank, o cadastro positivo é um dos fatores que impacta diretamente nos juros cobrados do consumidor. “Se não tenho essa informação sobre o risco de cada cliente, vou assumir que os juros serão mais altos”, afirma.

“Informação é poder adicional de mercado para quem concede crédito. Se houver informação, o competidor pode fazer ofertas mais agressivas”, observa o professor da PUC-Rio, Vinícius Carrasco, que participou do evento como executivo da Stone e declarou que a entrada em funcionamento de um cadastro positivo eficiente fará aumentar a competição, pois mais instituições terão acesso às informações.

A proposta cuja aprovação é reivindicada se refere ao PLP 441/17 que torna obrigatória a participação dos cidadãos no cadastro positivo. O texto inclui automaticamente todos os consumidores adimplentes no sistema que forma um banco de dados sobre informações dos pagamentos em dia e empréstimos quitados. Esses dados geram uma nota ao consumidor e poderia interferir nos juros e serviços bancários a ele oferecidos. Criado em 2011 (Lei 12.414/11) como um serviço de adesão voluntária, o cadastro não alcançou até hoje o efeito desejado.

*Com informações do Fintechlab

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top