Fintech transforma fluxo de crédito e chama atenção de investidores

Fintech transforma fluxo de crédito e chama atenção de investidores

Por Edilma Rodrigues

A Certdox chegou ao mercado em setembro de 2019 com a proposta de digitalizar todo e qualquer instrumento financeiro de um fluxo de uma operação de crédito, inclusive com a integração, de forma eletrônica, com as entidades de registro de contrato e das garantias relacionadas a ele. Segundo o conselheiro da Certdox, Carlos Augusto de Oliveira, nenhuma outra empresa no mercado faz esse processo, de ponta a ponta. “Existem companhias que digitalizam contratos, algumas enviam eletronicamente alguns documentos para o cartório. A Certdox digitaliza o processo inteiro, promovendo a transformação digital da instituição financeira, como bancos e fintechs de crédito, chamadas de SCDs,” explica.

O serviço, lançado pela fintech em março deste ano, tem atraído a atenção de investidores. A Certdox acabou de receber um aporte da BRQ Solutions, por meio do Innovation Hub BRQ, para escalar sua operação. O fundador e CEO da Certdox, Christian Ribas, explica que o investimento da BRQ é a primeira captação da fintech na fase pré-seed. “Estamos muito confiantes que irá nos ajudar a escalar nosso negócio. Teremos a oportunidade de contar com o know how dos profissionais da BRQ e ter acesso a uma carteira de clientes que podem se interessar pela nossa solução, comenta Ribas.

Novo investimento deve ser anunciado

De acordo com Oliveira, uma segunda captação de recursos deve ser anunciada em breve. “Estamos na fase final de análise de documentos para receber outro aporte de um segundo investidor importante, uma venture capital, que já está aprovado,” afirma o conselheiro.

Expectativa é quadruplicar faturamento até o fim do ano

Oliveira conta que o faturamento da startup cresce em torno de 30% ao mês, de forma consistente. “Estamos acelerando nossa operação de maneira que esperamos, até o fim de ano, quadruplicar o faturamento mensal. E a partir daí, triplicá-lo a cada ano nos próximos cinco anos,” informa.

Apesar de nova, vários clientes operam com a plataforma e muitos estão testando as provas de conceito da solução, PoCs, para de fato contratarem o serviço. O investimento da BRQ será usado para aprimorar a tecnologia da Certdox e aumentar a capacidade para as PoCs.

Pandemia acelera adoção da plataforma

A pandemia impulsionou os negócios da fintech, ao diminuir a resistência de as instituições financeiras fazerem operações crédito de forma eletrônica. Elas estão mais dispostas e precisando mais ter esse processo digitalizado, acredita Oliveira, uma vez que as dificuldades de se levar um contrato até o cartório presencialmente aumentou muito durante a crise sanitária.

Por outro lado, alguns cartórios flexibilizaram as regras para poder permitir essa integração, o que também acelerou o desenvolvimento da conectividade eletrônica com eles.

A solução atende requisitos regulatórios, legais e tecnológicos

A solução da Certdox digitaliza, orquestra e assina documentos e transações por meio eletrônico, tornando as operações e contratos perfeitos juridicamente. “Nossos serviços de integração e processamento de informações, documentos e processos de negócios têm conformidade tecnológica, legal e regulatória,” assinala Oliveira.

Para as fintechs, entre os benefícios de adotar o serviço está a integração sem impactar em sua tecnologia. “Construir essas integrações leva muito tempo, precisa de muito investimento e impacta nas prioridades, o backlog, das empresas. “Resolvemos este problema porque temos uma solução, toda pronta, que faz a conexão sem complicações, simplifica o processo e elimina os investimentos em TI,” avalia o conselheiro.

Para os bancos, como eles, em geral, têm mais volume de tramites de crédito, a redução de custos em decorrência da integração com entidades de registro de todo o país é um dos maiores impulsionadores da adoção da plataforma. Especialmente para contratos de valor mais alto, de pessoas jurídicas. “O custo de levar o contrato até o cartório onde fica o domicílio do cliente, ter que contratar despachantes, mandar por correio etc. e, dependendo do valor do contrato, é necessário levar em mãos para não ter risco de extravio, é reduzido em torno de 30 a 40% e, em praças muito distantes a redução pode chegar a 70% no custo de logística,” mensura Oliveira.

A solução também elimina risco de extravio e reduz o prazo para a liberação da operação em 50%, o que acelera a liberação de crédito pelo banco e, portanto, a conversão do negócio.

Outro benefício é que o processo evita devoluções. “Quando se leva fisicamente ao cartório, às vezes há detalhes ou problemas na estrutura do contrato ou na assinatura ou falta de algum dado, o que só é verificado quando chega no cartório. O cartório rejeita e é preciso voltar para o banco para correções. Na plataforma da Certdox, tudo isso é verificado automaticamente, uma vez que inclui a regra de todos os cartórios do Brasil e todas as centrais registradoras. Qualquer problema é detectado no momento que o contrato é digitalizado.

“Qualquer necessidade dentro do fluxo de crédito, o cliente pagando ou não, mesmo depois da concessão, o sistema da Certdox acompanha e cobra os clientes inadimplentes, faz o protesto e recebe a garantia,” finaliza Oliveira.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top