A plataforma virtual de financiamento coletivo, Kickante, captou, em apenas três anos de existência, mais de 40 milhões de reais, impulsionando projetos, vidas, e sonhos de mais de 50 mil brasileiros. Um dos diferenciais da empresa, que concorre ao Fintech Awards 2017, é não haver investimento inicial ou riscos para o empreendedor, que paga apenas sobre o que arrecada. Além disso, o criador lança sua campanha sem controle humano de curadoria, o que assegurou à plataforma ultrapassar mil campanhas lançadas por mês, sem anúncio pago. O máximo conseguido no Brasil, até então, eram 30.
A fintech avalia que quebrou o conceito de que crowdfunding é vaquinha e o ressignificou como um formato profissional, uma vez que trata criadores e financiadores de maneira segmentada, utiliza o conceito white label e foi primeira a fechar parceria com grandes empresas brasileiras. São mais de 200 canais que arrecadam para iniciativas como selos de música, distribuidoras de filmes, editoras e outros, o que aumenta as possibilidades de tirar projetos do papel.
Com campanhas flexíveis, em que o valor arrecadado é levado pelo criador independente de bater a meta, a empresa acredita que o Brasil é um país com desigualdades e incertezas, mas cheio de oportunidades. Os números confirmam isso: 17% dos contribuidores doam mais de uma vez, 5% doam mais de 10 vezes e há casos de clientes que doaram mais de 80 vezes. E 25% dos criadores lançaram mais de uma campanha. Alguns, lançaram mais de 20, em menos de três anos.
Atualmente, a Kickante é a maior plataforma de crowdfunding do Brasil e conta com mais de 500.000 brasileiros que contribuem e financiam o sonho de 50 mil criadores de campanhas. A empresa, que sempre faz a primeira doação, reduzindo o teor emocional de se divulgar uma campanha com zero aceitação, também atua no patrocínio de iniciativas de marketing com grandes marcas e parcerias exclusivas com VIPs, selando contratos de três anos.