Por Edilma Rodrigues
ParceleJá, solução que parcela o pagamento de boletos no cartão de crédito, da Cappta, fintech do Grupo Stone, agora pode ser usada por pessoas físicas. Há pouco mais de um ano, a empresa lançou o serviço de parcelamento para empreendedores mas, diante do cenário de crise decorrente do covid-19, decidiu expandi-lo. “Adaptamos a solução para atender pessoas que tiveram queda em sua renda devido à pandemia e precisam pagar suas contas como mensalidade escolar e outras despesas para que possam aguardar a retomada da economia,” assinala o empreendedor da Cappta, Rodrigo Rasera.
O serviço funciona como um financiamento para pagar contas. O empreendedor e a pessoa física podem parcelar o valor do boleto em até 12 vezes no cartão de crédito, com juros a partir de 1,4%, dependendo do número de parcelas. Também é possível pagar boletos vencidos no ParceleJá e não há custo mensal. Na prática, a tecnologia da Cappta integra os dois “mundos” dos pagamentos: boletos e cartões de crédito. Rasera lembra que enquanto o as transações com cartões de crédito somaram R$ 1,16 trilhão, em 2019, segundo a Abecs – Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, os boletos totalizaram R$ 6 trilhões, quatro vezes mais que os cartões.
Duas modalidades de pagamento: POSs e site
Rasera explica que há duas modalidades para pagar os boletos: nos 10 mil pontos comerciais por meio de POSs ou por meio do site. “Lançamos recente a modalidade de transação segura, com tecnologia 3DS de dupla autenticação de transações online, na qual os pagamentos dos boletos feitos com cartão de crédito pela internet são autenticados pelo usuário,” assinala. O serviço também está disponível no app do PicPay.
Ainda segundo o empreendedor da Cappta, o serviço registra picos com mais de 5 mil transações por dia. “O valor médio dos boletos parcelados varia entre R$ 300 e R$ 500.” Para muitas empresas, como fornecedores de bebidas, por exemplo, o prazo para pagamento é de 14 dias, muitas vezes antes de o comerciante ter vendido a mercadoria. Neste contexto, o ParceleJá é o casamento entre o fluxo de caixa gerado pela defasagem de tempo entre o pagamento das bebidas e a receita gerada com a venda.
Entre seus clientes de comércio estão donos de restaurantes, padarias, escolas, cartórios, empresas de cobrança e lojistas em geral.