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Fintech confirma pagamento de boleto em tempo real

Por Edilma Rodrigues

A fintech PagHiper acaba de lançar recurso que identifica pagamentos de boletos logo após o depósito, antes da compensação bancária. A ferramenta, oferecida sem custo adicional, avisa aos e-commerces, em tempo real, que o boleto foi pago, para que agilizem a expedição do pedido. Desde o início de janeiro, a solução da startup, especializada em boletos registrados, alcançou quatro mil lojistas de diversos segmentos em todo o Brasil. A meta é dobrar de tamanho em 2019.

A startup explica que, normalmente, ao emitir o boleto, o comerciante separa o produto em estoque e libera a entrega apenas com a confirmação da transação – que ocorre na madrugada posterior. A funcionalidade cria um passo intermediário entre os status “aguardando” e “aprovado”: o “reservado”. E indica que o consumidor liberou o valor, o que permite o preparo do item para envio antecipado e contribui para a satisfação e fidelidade do destinatário.

O fundador da PagHiper, Weslley Ribeiro, avalia que o recurso soluciona a barreira do tempo de compra. No entanto, ele recomenda cautela na liberação de entrega do item sem a confirmação do banco, já que há incidência – mesmo que muito baixa – de pedidos cujos pagamentos não são concretizados. “É possível que haja erros no depósito ou até pagamentos falsos, já que é difícil medir o perfil do consumidor no comércio virtual. Portanto é importante ter cautela para evitar prejuízos financeiros”, afirma. O ideal é separar o produto no estoque quando “reservado”, para agilizar a remessa e enviar com mais agilidade.

Com a solução, o consumidor pode fazer pagamentos em qualquer estabelecimento que aceite o documento, como bancos e casas lotéricas, sem restrição de bandeiras ou instituição financeira.

Outra redução de custos é com o envio de lembretes via SMS e e-mail ou ligações para lembrar o comprador sobre o vencimento do boleto. A PagHiper provê recurso de comunicação, que, de acordo com a fintech, também reduz a perda da venda, caso o cliente esqueça, não tenha tempo de fazer o pagamento ou até mude de ideia. “Dessa forma, diminui-se o índice de desistência e aumenta-se a movimentação da empresa,” assinala comunicado da empresa.

Com informações da assessoria de imprensa

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