Por Edilma Rodrigues
A Zoop, fintech de tecnologia para serviços financeiros que atua no mercado B2B, recebe aporte de R$ 60 milhões, liderado pela Movile e com participação da Darwin Capital. Esse é o terceiro investimento da Movile na empresa desde 2018. A Zoop vai usar esse capital para lançar novas formas de pagamentos digitais, serviços de banking e crédito para seus clientes. O objetivo é crescer na vertical de fintechs do grupo que, segundo o CEO e cofundador da startup Fabiano Cruz, registrou crescimento de 140% do seu TPV (Total Payment Volume) nos últimos 12 meses e atraiu mais de 40 novos parceiros durante a pandemia.
O executivo destaca o lançamento de vários produtos como o Banking as a Service (ou BaaS), que chega para completar o portfólio de produtos e serviços de meios de pagamento e crédito. Cruz assinala que, com o aporte da Movile, a empresa vai continuar crescendo exponencialmente e desenvolvendo produtos e serviços disponíveis em sua plataforma B2B de fintech as a service. Além de oferecer as melhores tecnologias e lidar com todo o arcabouço regulatório para nossos parceiros
Acreditamos que qualquer empresa, de qualquer setor, poderá adicionar novas linhas de receita oferecendo conta digital, cartão pré-pago, saques, transferências, pagamento de contas, pagamentos instantâneos (PIX) e uma série de outros produtos e serviços disponíveis na plataforma White label da Zoop. Queremos que os nossos parceiros de negócio idealizem, incorporem e operem produtos financeiros com a sua própria marca para a sua base de clientes, possibilitando que eles criem, hoje, os serviços financeiros do amanhã. A Zoop está no centro dessa revolução e tem possibilitado o surgimento de milhares de novos negócios em serviços financeiros, argumenta Cruz.
Fundada em 2013, a Zoop tem em sua plataforma mais de 500 parceiros e se prepara para processar 20 bilhões em transações em 2020. A fintech atua nos segmentos de meios de pagamento, banking as a service (BaaS) e crédito. Os produtos da plataforma unem tecnologia e conformidade regulatória, permitindo que qualquer empresa – seja ela uma startup, um marketplace ou mesmo uma grande empresa – possa criar e oferecer serviços financeiros, com sua própria marca (white label), de forma simples, eficiente e segura. A plataforma de tecnologia da Zoop é uma das principais infraestruturas por trás de um número crescente de novas ofertas de fintechs na América Latina hoje.
Estratégia de fintechs foca em pagamentos, banking e crédito
A estratégia de fintechs da Movile está concentrada em três principais ofertas específicas para pequenas e médias empresas: pagamentos, banking e crédito. Segundo a empresa, a Zoop exerce um papel fundamental dentro desse modelo.
De acordo com o CEO da Movile, Patrick Hruby, a vertical de fintech é o principal foco de expansão do grupo. Enxergamos uma imensa oportunidade nos próximos anos para melhorar os serviços financeiros e permitir um maior acesso para empresas de todos os tamanhos, e queremos garantir que estamos na vanguarda dessa transformação. Especificamente, existe um enorme potencial de crescimento para atender às necessidades de pequenas e médias empresas. Com o novo aporte, fortalecemos ainda mais a oferta de serviços da Zoop, permitindo que seus parceiros ofereçam serviços financeiros mais completos e integrados, reforça Hruby.
Fintechs captaram cerca de US$ 1 bilhão em 2019
A Movile explica que as fintechs foram responsáveis por mais de um terço de todo o capital aportado em startups brasileiras no ano passado e captaram cerca de US$ 1 bilhão em 2019, volume quase três vezes maior em relação a 2018. “Desde 2015, as startups que inovam no setor financeiro receberam US$ 8 bilhões em aportes, conforme levantamento recente do KoreFusion,” conta a empresa em nota.
No último ano, a Movile investiu R$ 100 milhões na vertical de fintech, o valor foi quase o dobro dos R$ 55 milhões investidos em 2018.
Com informações da assessoria de imprensa