Pelos resultados divulgados nesta semana a Black Friday venceu a desconfiança e a crise econômica. De acordo com a E-bit/Buscapé (www.ebit.com.br), unidade especializada em informações do comércio eletrônico do Buscapé Company, durante os cinco dias de descontos oferecidos pelas lojas virtuais brasileiras foi registrado um total de R$ 3,02 bilhões em vendas, configurando um crescimento de 44% em relação a 2014. Foram realizados 5,8 milhões de pedidos no total, um volume 24% maior que o ano passado, com ticket médio de R$ 521, uma alta de 16%.
Muitas ofertas já estavam no ar desde a quinta-feira e após a Black Friday foram prorrogadas durante o final de semana. Junto com a Cyber Monday, esse período de promoções ajudou a impulsionar o faturamento do setor no final do mês de novembro.
“Mesmo diante de um cenário econômico desfavorável no Brasil, podemos afirmar que a Black Friday foi um sucesso no e-commerce em 2015. O ritmo de compras foi intenso durante todos os dias do evento. Apenas na sexta-feira, mais de 1,6 milhão de consumidores aproveitaram as ofertas, com um gasto médio de R$ 980 por pessoa”, afirma André Ricardo Dias, diretor executivo da E-bit.
A E-bit apurou também que a satisfação dos e-consumidores em relação ao “preço do produto” aumentou, se comparado a outubro. Os 73% de “satisfeitos e muito satisfeitos” subiram para 77%, nesses dias de ofertas especiais (período de quinta a segunda-feira).
Somente nesta segunda-feira, o resultado das vendas foi de R$ 294 milhões, um crescimento nominal de 56% em relação à Cyber Monday do ano passado. Com 679 mil pedidos (alta de 24%), o ticket médio ficou em R$ 433 (26% maior).
“O curioso foi que, apesar de a Cyber Monday ter surgido para elevar as vendas em produtos de Eletrônicos, as outras categorias se sobressaíram nas vendas, o que mostra que muitas pessoas ainda aproveitaram esse dia extra além da Black Friday para comprar o que não havia conseguido nos dias anteriores”, comenta o executivo.