nota3

Ferramentas cognitivas facilitam execução de modelo Ágil

“Falhar rápido”, como se fez em startups e organizações ágeis, não implica comprometimento de qualidade e menos ainda de compliance, argumentou Ernesto Tirado, diretor de aplicações da Capgemini, na palestra “O Ágil dominou o Banco”, no CIAB 2018. “Ao adotar métodos como DevOps (desenvolvimento integrado à produção), não se ignoram modelos como o ITIL. A ideia é automatizar e aplicar mecanismos cognitivos nos processos de testes e evidências de compliance”, descreve. “Com a aplicação de machine learning, os testes já vão com uma análise e prescrições para os problemas reportados na produção, em vez de simples comunicados de erro”, exemplifica.

O consultor destaca três direcionadores para a busca de modelos ágeis nas organizações. “Temos que considerar as características das novas gerações. Além de estar acostumada a tecnologias com qualidade e facilidade, são mobilizadas por projetos, desafios e credibilidade das lideranças. Outro ponto é focar em talentos como flexibilidade para lidar com o desconhecido, capacidade de colaboração e espírito empreendedor. Há ainda os aspectos culturais, que passam principalmente pelo comprometimento da direção”, enumera.

Para que os modelos ágeis de desenvolvimento e entrega sejam compreendidos e maximizem os benefícios, as organizações de TI criam a figura do BRM (gestor de relacionamento com negócios). Contudo, Tirado enfatiza que os conceitos do Ágil – como planos de ações modulares, e criação e execução em um único movimento – são aplicáveis em todas as áreas. “O grande trabalho hoje é levar o Ágil para fora da TI e mostrar como pode ser aplicado em RH, marketing e outras áreas”, propõe.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top