A feira Cards, Payment & Identification, que será realizada em junho no Expo Center Norte, em São Paulo, terá como um dos destaques da programação o Fórum E-Commerce. O evento organizado em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) irá tratar de assuntos como meios de pagamento, ICMS, logística, aperfeiçoamento de campanhas digitais e táticas de growth hacking, também conhecidas como novas estratégias para impulsionar o crescimento, aproveitando-se da nova realidade on-line de compartilhamento e da facilidade de produtos digitais.
A média de gastos e investimentos no setor registrou crescimento de 103% nos últimos dez anos, conforme revela a 18ª Pesquisa de Comércio Eletrônico no Mercado Brasileiro, organizada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (CVcia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP). De acordo com o estudo, as transações B2B e B2C também cresceram 128% e 279%, respectivamente, em uma década.
A consolidação do setor de comércio eletrônico está diretamente relacionada ao amadurecimento do próprio consumidor, cada vez mais digital. Para 2016, espera-se um faturamento de R$ 56,8 bilhões e 190,9 milhões de pedidos nas lojas virtuais, além do aumento de compras via mobile, tendência que vem sendo chamada de m-commerce e do “market place”, em que o cliente compra on-line e retira o produto em lojas físicas, onda que se popularizou nos Estados Unidos e na Europa. Entre os palestrantes confirmados estão representantes da Rede, PayU, iHouse Web e Globalnet.