A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN lançou na terça-feira (23) seu guia atualizado de Canais de Atendimento, para informar e esclarecer o cliente sobre todas as opções de atendimento disponíveis para suas operações bancárias. O guia, disponível no site da FEBRABAN, traz informações sobre os canais digitais de atendimento, que têm conquistado a preferência dos clientes bancários, e, também, sobre como realizar transações bancárias e os serviços disponíveis em canais telefônicos e presenciais, como Centrais de Atendimento, agências e correspondentes.
As instruções do guia orientam o cliente, ainda, sobre o uso das centrais de atendimento, do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e das Ouvidorias. A publicação traz, também, um passo a passo para o pagamento de boletos e faturas vencidas pelo site do banco emissor, dicas de segurança, e link de acesso para uma lista completa de telefones dos bancos.
Além de todos esses canais, os bancos também contam com dois importantes serviços para facilitar a programação das contas: o Débito Automático, que pode ser utilizado para que os pagamentos sejam feitos no dia certo e de forma segura; e o Débito Direto Autorizado, quando o cliente recebe eletronicamente as informações contidas nos boletos para realizar os pagamentos pelos meios eletrônicos.
Os canais digitais são os preferidos pelos clientes para suas transações bancárias, conforme revelou a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2015. Segundo o levantamento, as operações feitas por internet banking e mobile banking ultrapassaram mais da metade do total no ano passado, atingindo 54%. Ao incluir também o POS (pontos de venda no comércio), o percentual sobe para 69%.