A experiência do consumidor assumiu papel central na discussão do superendividamento durante o Webinar temático da Cantarino Brasileiro quando o mediador Dorival Dourado questionou o convidado Marcelo Finotti, Head Global de Produtos e Dados da Mintech, sobre como a visão integrada do consumidor nesse mercado contribui para atuar de forma preventiva ao endividamento.
“Esse é um desafio interessante. Quando você olha para as novas fontes disponíveis no mercado você vê que a cobertura da informação é cada vez maior. Cada birô atualmente tem uma segmentação e tem uma propriedade maior de informações sobre ela. O monitoramento dessa informação tende a ser muito caro, mas a informação pode se tornar muito mais barata quando se age preventivamente, evitando que o consumidor chegue ao ponto de se superendividar. Para isso, quando você percebe que o consumidor está entrando em uma espiral, ao invés de esperar ele se enroscar, você pode negociar previamente, mudar o prazo, diminuir o compromisso mensal, realmente ajudá-lo a se resolver, por exemplo”, avaliou.
O tema sobre o consumidor foi ampliado durante a terceira parte do evento, na roda de conversa entre Vanda Sotero (consultora e fundadora da Sinapse Digital), Fábio Kruzich (diretor de novos produtos na Neurotech) e Fernando Moreno (Head de Serviços profissionais LATAM da Provenir).
Sob comando de Cida Vasconcelos, diretora de marketing da CB, a conversa rendeu reflexões sobre a necessidade de integração entre os canais de comunicação das instituições e esforços para inserir a educação financeira no processo de transformação da jornada, assunto que já foi adiantado na edição anterior deste informativo (leia mais aqui).
Insights Ed. 18
Editorial – Mais um olhar sob o superendividamento
1 – “Temos um espaço muito grande ainda para crescer o crédito no Brasil”
2 – Renegociação direta com fornecedor deve ser prioridade
3 – Lei do Superendividamento tem até 12 meses para ser regulamentada
4 – Lei se destaca por trazer o ganho da recuperação do cidadão à sociedade
5 – “As fintechs vão ter cada vez mais um papel muito importante nesse mercado”
6 – Experiência do consumidor assume papel central na discussão do superendividamento
Ponto de vista – Tendências de CX para 2022, o ano que promete ser customer centric