Por Edilma Rodrigues
Rio de Janeiro sedia o Techstars Startup Weekend Women, um dos maiores eventos de empreendedorismo e inovação do mundo e que, dessa vez, será voltado ao público feminino. Patrocinado pela Órama, o evento, que acontece em de 26 a 28 de julho, prevê imersão de 54 horas. O objetivo é criar, ao longo do fim de semana, modelos de negócios, programação e design.
A organizadora do Techstars Startup Weekend Women, Lidia Pessoa, conta que a média de participação do público feminino nas edições do evento é de 35%. “Queremos incentivar cada vez mais mulheres que ocupam cargos de liderança e atuam no setor de tecnologia de forma geral a inovar conosco”, explica Lidia.
A porcentagem de participação feminina no evento, que representa pouco mais de um terço do público geral, difere pouco dos números de algumas pesquisas. Segundo o Instituto de Estatísticas da UNESCO (UNESCO-UIS), apesar dos ganhos notáveis que as mulheres conquistaram na educação e na força de trabalho nas últimas décadas, o progresso foi desigual, apenas 28% dos pesquisadores do mundo são mulheres. “As mulheres continuam sub-representadas nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas (STEM- Science, Technology, Engineering and Mathematics), tanto no âmbito da graduação quanto no âmbito das pesquisas. Mesmo nos campos científicos onde as mulheres estão presentes, elas são sub-representadas nas decisões políticas tomadas nos mais altos níveis da pesquisa científica,” explica matéria da Unesco.
Dinâmica do Techstars Startup Weekend Women
As participantes do Techstars Startup Weekend Women passam o fim de semana na sede WeWork, em Botafogo, bairro da Zona Sul do Rio, onde vão expor a jornada empreendedora completa – desde a ideia até o pitch, para uma bancada de jurados, que conta com a presença da , head de projetos e processos da Órama Investimentos, Claudia Matsushita. Mais informações: https://startupweekend.org/interests/women
O Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto com a missão de inspirar, educar e capacitar indivíduos e comunidades. Mais de 8 mil startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países. Os ingressos serão divididos nas seguintes categorias: Design, Desenvolvedor e Negócios. Por sua vez, a Órama, plataforma de investimentos com estrutura totalmente online, dá acesso a produtos para todo o público, seja qual for a faixa de renda, perfil e objetivos do cliente. Atua de forma transparente e independente, para democratizar o acesso aos investimentos e maximizar a rentabilidade.
Com informações da assessoria de imprensa e da Unesco