Estudo mostra que fintech reduz custos e tempo de deslocamento de desbancarizados para pagar contas

Estudo mostra que fintech reduz custos e tempo de deslocamento de desbancarizados para pagar contas

Por Edilma Rodrigues

Levantamento da Celcoin, startup de serviços financeiros para microempreendedores, em parceria com Insper Metricis e Vox Capital, mostra o impacto social que o negócio da fintech tem na redução de tempo e de distância para que a população faça seus pagamentos do dia a dia. O estudo comparou cidades do interior da Paraíba, onde a fintech tem correspondentes bancários, com localidades que não possuem esses agentes. Nos municípios onde eles existem, as pessoas que usam seu aplicativo gastam 44 minutos a menos em deslocamentos por mês para fazer transações financeiras. A população ainda economiza, em média, R$ 16,00 mensais neste deslocamento e reduzem seus trajetos em 1,8 km. 

O CMO e cofundador da Celcoin, Adriano Meirinho, conta que por ser um estudo complexo e criterioso, a fintech optou por ter uma avaliação independente e excelência na metodologia. “Conseguimos concretizar essa pesquisa com o apoio da academia e de nossos investidores, concluindo assim, de fato, o nosso primeiro grande projeto para mensurar nosso impacto social, menciona Meirinho.

A sócia da Vox Capital, Jéssica Silva Rios, analisa que, sobretudo na crise econômica – impulsionada pela pandemia Covi-19 -, o papel do Celcoin se torna ainda mais relevante. A empresa está atuando em contextos em que a operação de milhares de microempreendedores foi interrompida e a geração de renda via Celcoin é uma fonte fundamental para a manutenção financeira dessas pessoas. Além disso, ter os estabelecimentos locais como ponto de pagamento, reduz a necessidade das pessoas se deslocaram para pagar suas contas, diminuindo, assim, a exposição da população a situações de risco. 

Smartphones viram terminais multisserviços

Na prática, explica a startup, o aplicativo Celcoin transforma smartphones de microempreendedores em terminais multisserviços para pagamento de contas, recargas, bilhetes de transporte e serviços diversos. Com 27 mil agentes ativos em mais de 2,3 mil municípios brasileiros, esses correspondentes bancários são micro e pequenos empreendedores, que oferecem à população desbancarizada serviços financeiros. Mensalmente, a rede processa mais de 3 milhões de transações em operações no aplicativo, que tem 65% de concentração nas regiões Norte e Nordeste, local onde a tecnologia financeira é mais escassa.

Covid-19: fintech expande parcerias

No cenário da crise da covid-19, a fintech ampliou a ajuda para manter a economia local, apoiando o pequeno empreendedor e possibilitando que ele consiga incrementar os negócios e trazer mais receita para o seu estabelecimento. O impacto social que falamos não é apenas possibilitar o acesso financeiro à população, mas também em permitir que estabelecimentos recebam mais pessoas e tenham a oportunidade de incrementar suas vendas. Com o distanciamento social, ampliamos as parcerias com as farmácias e as mercearias – listados como atividades essenciais – para que estes empreendedores pudessem se tornar agentes Celcoin e possibilitarem que as pessoas pudessem pagar suas contas nos seus estabelecimentos. Isso traz o público e incrementa a renda, explica o CEO do Celcoin, Marcelo França. Consequentemente, a fintech também contribuiu para a redução da necessidade de pessoas em se deslocar para realizar as transações neste momento. 

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top