Estudo do Santander afirma que demanda por crédito deve crescer 3,4% este ano

O Banco Santander divulgou nesta semana a projeção de que a carteira de crédito total do sistema financeiro brasileiro crescerá 3,4% em 2017. De acordo com a instituição, o resultado positivo será reflexo de uma leve melhora do consumo de bens duráveis e dos investimentos, ambos puxados pela trajetória de queda dos juros iniciada no fim de 2016 e por uma recuperação da confiança dos empresários.

Apesar do otimismo, o banco ressaltou que o crédito ainda encontrará dificuldades neste ano como o alto nível de endividamento de empresas e das famílias e a perspectiva de mais um ano de retração da carteira do BNDES, de 4,5%, em linha com o ajuste fiscal.

A projeção apresentada no trabalho é de que a taxa Selic deve encerrar 2017 a 9,75% ao ano, o que não ocorre desde o fim de 2013. O economista do Santander, Everton Gomes, que foi um dos autores do levantamento, explicou que o endividamento alto das empresas e das famílias limita a recuperação do crédito, mas não impede que a queda dos juros contribua para o crescimento de 3,4% da carteira.

Segundo ele, a expectativa de retomada, além de reduzir o custo de oportunidade dos investimentos, deve provocar uma recuperação da confiança dos empresários, estimulando a demanda por crédito. A projeção do Santander é que a Formação Bruta de Capital Fixo, que mede o nível de investimentos, cresça 3,5% em 2017, bem acima da sua previsão para o PIB (0,7%).

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top