Estudo do Nubank mostra como o brasileiro usa o auxílio emergencial

Estudo do Nubank mostra como o brasileiro usa o auxílio emergencial

Por Edilma Rodrigues

A fintech mais famosa do Brasil lança o Data Nubank, plataforma de análises que trata finanças de forma simples. “A gente sabe que dinheiro é algo muito importante, mas que nem sempre é fácil entender as letras miúdas, os asteriscos e muito menos os termos técnicos do mercado,” comenta a fintech em seu blog. Em sua primeira edição, os especialistas do Nubank fazem uma análise sobre o auxílio emergencial e qual é o comportamento dos brasileiros em relação ao benefício. 

O levantamento foi feito entre 20 de abril e 29 de maio de 2020 – período em que ainda era permitido ter o auxílio depositado em outras contas, não apenas na da Caixa Econômica Federal (CEF) – com cerca de 500 mil clientes que receberam o benefício na conta do Nubank.

Neste período, o relatório Data Nubank descobriu que o benefício foi usado para pagar despesas da casa, como supermercado, e para evitar dívidas durante a pandemia do novo coronavírus. O estudo também identificou comportamento semelhante ao uso do salário no primeiro dia de depósito do auxílio. “Há um pico de gastos no dia em que o dinheiro é depositado na conta, representando um aumento de 160% no volume transacionado via saques, transferências, compras e pagamentos,” explica a instituição.

class=wp-image-11169/
Gráfico de distribuição dos gastos do auxílio emergencial
class=wp-image-11170/

Após essa data, o valor restante tende a ser usado de maneira gradual. Na prática, isso indica que o benefício é utilizado para necessidades financeiras imediatas.

Gastos com o cartão de crédito

O padrão de gastos com o cartão de crédito Nubank não sofreu alteração, segundo a pesquisa. Uma explicação para isso é: como o auxílio tem data para acabar, os beneficiários evitam se comprometer com parcelas e fazer dívidas, já que não poderão contar com esse valor no futuro.

Cerca de 16% dos clientes do cartão pagaram a fatura imediatamente, assim que receberam o benefício. “Além disso, o número de TEDs para outros bancos e instituições financeiras aumentou, reforçando a ideia de que a renda básica emergencial é usada para evitar casos de inadimplência,” 

Os especialistas do Nubank vão publicar, periodicamente, relatórios e análises sobre temas importantes para a economia e o dia a dia das pessoas, incluindo curiosidades sobre dinheiro que ajudam a compreender ou explicar fenômenos da atualidade.

O estudo completo do Data Nubank está disponível no link.

Fonte: Nubank

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top