Crédito: Canva.com

Estudo do BC mostra aumento expressivo de usuários do sistema financeiro

Número de pessoas que fazem transações financeiras mais que dobrou em cinco anos; pix e crédito digital puxaram alta das operações
Em boxe publicado no Relatório de Economia Bancária (REB) 2023, o Banco Central (BC) revela que, de 2018 a 2023, mais que dobrou, nos sistemas Financeiro Nacional (SFN) e de Pagamentos Brasileiro (SPB), o número de usuários ativos que realizaram ao menos uma transação de pagamento via Pix ou transferência eletrônica disponível (TED) ou que detinham uma operação de crédito ativa nos últimos três meses.
De acordo com o trabalho intitulado Expansão do número de usuários ativos de serviços financeirosopen_in_new, a razão principal desse incremento é a maior digitalização dos serviços financeiros, impulsionada por três fatores: o auxílio emergencial durante a pandemia (abertura de contas de auxílio emergencial no Caixa Tem), o lançamento do Pix e as novas instituições em operação no mercado.
O boxe cita que, durante o período analisado, o número de usuários ativos do SFN/SPB cresceu 103,2%; e os clientes pessoas físicas passaram de 77,2 milhões para 152 milhões (46,8% e 87,7% da população adulta, respectivamente), o que representa uma elevação de 97% na base de clientes.
De acordo com o estudo, entre as pessoas jurídicas, que incluem microempreendedores individuais, observou-se uma expansão de 3,4 milhões para 11,6 milhões de clientes, traduzindo-se em uma taxa de crescimento de 244,5% no período.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Pessoas físicas e jurídicas

No período analisado, as pessoas físicas se destacaram pela ampla utilização de cartões de crédito, enquanto as pessoas jurídicas utilizaram mais TED e Pix como modalidades de pagamentos.
Aproximadamente três quartos dos clientes ativos pessoas físicas tinham operações de crédito ativas entre julho e dezembro de 2023, incluindo o saldo de operações ativas de cartão de crédito. Já com relação aos clientes ativos pessoas jurídicas, 38,9% realizaram operações de crédito e pagamentos.

Usuários ativos

O boxe revela que o total de usuários ativos no SFN/SPB apresentou forte expansão a partir do segundo semestre de 2020 com o lançamento do Pix, notadamente nas instituições de crédito digital/serviços.
O crescimento de usuários ativos pessoas físicas superou os 80% e 3.000% nos segmentos das cinco maiores instituições financeiras e de crédito digital/serviços, respectivamente.
Já o número de usuários ativos pessoas jurídicas ultrapassou 5,8 milhões para esses dois segmentos. O boxe também destaca o aumento do número de usuários ativos no sistema cooperativo, crescimento de mais de 1,6 milhão de cooperados a partir do segundo semestre de 2020.

Crédito

Em dezembro de 2023, eram mais de 63 milhões de usuários ativos pessoas físicas e mais de um milhão de pessoas jurídicas apenas em operações de crédito. O boxe destaca “a ampla diferença de crescimento do segmento crédito digital/serviços em relação aos demais”, o que, ainda de acordo com o trabalho, pode ser um reflexo do aumento das operações com cartão de crédito nesse segmento.
Ao final de 2023, as operações de crédito tradicional e as não bancárias alcançaram, respectivamente, quase trinta milhões e dezessete milhões de usuários ativos entre as pessoas físicas.

Pelo menos um pagamento

O boxe também mostra um salto significativo, entre junho de 2020 e junho de 2021, no número de usuários ativos apenas em operações de pagamentos. Foram 39,3 milhões (entre as cinco maiores instituições financeiras) e 36,2 milhões (no segmento de crédito digital/serviços) de usuários ativos pessoas físicas com pelo menos uma transação de pagamento nos últimos três meses.
Já o número de usuários ativos que utilizam tanto crédito quanto pagamentos, como o Pix, também cresceu de forma significativa. O estudo do BC ressalta que “esse crescimento acelerado no número de usuários ativos foi uma consequência tanto da introdução do Pix como de uma maior oferta de cartões de crédito”.
íntegra open_in_newdo REB 2023 foi publicada no dia 6/6.

(Fonte: Banco Central do Brasil)

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Desenrola Pequenos Negócios: contratos ultrapassam R$ 2,4 bilhões
Volume financeiro teve crescimento expressivo em junhoO programa Desenrola Pequenos Negócios registrou, até o último...
TOP 6
GOL firma parceria para melhorar pagamentos digitais na América Latina
Companhia aérea se uniu à dLocal para possibilitar transações mais simples com cartões locais na...
TOP 6
75% dos consumidores esperam promoções para concluir compras, revela pesquisa
Estudo do Mercado Livre identifica os hábitos de consumo dos brasileiros Pesquisa recente, conduzida pelo Mercado...
TOP 6
Primeiros usos do Drex serão com tokens de ativos não-físicos, indica pesquisa
Conclusão é de pesquisa feita pela ClearSale com suporte do CPQD com o objetivo de...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top