Crédito: Canva

Estudo aponta crescimento na demanda em bancos digitais e lojas de varejo

Quase metade dos brasileiros planeja obter crédito em bancos digitais
A TransUnion, empresa global de informações e insights, lançou seu estudo Consumer Pulse, com dados referentes ao quarto trimestre de 2023. O documento aponta crescimento na demanda em bancos digitais e lojas de varejo, principalmente entre Millenials e pessoas de renda média, e revela que 43% dos entrevistados usam cartões de crédito de redes varejistas, entre outros insights.
Enquanto 61% dos consumidores entrevistados afirmam que o acesso ao crédito é, pelo menos, muito importante para atingir os seus objetivos financeiros, quase um quarto dos brasileiros (24%) acreditam não ter acesso suficiente a produtos de crédito, como financiamento, cartões de crédito, empréstimos estudantis, etc. O número representa aumento de oito pontos percentuais em relação aos 16% no quarto trimestre de 2022.

“A população brasileira tem grande demanda por bens e serviços que facilitem sua vida e o crédito é um dos principais meios para acessá-los. Fintechs, bancos digitais e varejistas vêm atendendo em boa parte a essa demanda por inclusão financeira a partir da oferta de produtos de crédito facilitado e aderentes às necessidades de seus públicos”, afirma Cláudio Pasqualin, Vice-Presidente de Soluções da TransUnion Brasil.

Ante a oferta crescente, 34% das pessoas entrevistadas afirmam escolher a instituição que lhes oferece as menores taxas de juros. Mas, para que as empresas sejam competitivas, é importante que os futuros clientes sejam avaliados através de múltiplas lentes, e não apenas com base nas pontuações de crédito tradicionais, uma discussão fomentada de forma recorrente nas trilhas da Cantarino Brasileiro. 
Em um ambiente de crescente demanda por crédito, os brasileiros têm buscado alternativas para atender às suas necessidades financeiras, principalmente por meio de bancos digitais e lojas de varejo. No quarto trimestre de 2023, 43% dos consumidores afirmaram que nos últimos 12 meses eles ou alguém de sua família utilizou cartão de crédito de varejistas e 26% afirmaram ter utilizado parcelamento direto do varejista. Além disso, 22% mencionaram que atualmente possuem conta e/ou cartão de crédito em lojas de departamentos/roupas.

Bancos Digitais

Outra forma popular de acesso a produtos e serviços financeiros é por meio de bancos digitais. No quarto trimestre de 2023, mais da metade dos entrevistados (54%) afirmou já ter sido cliente de cartão de crédito de um banco digital. Além disso, o estudo identificou interesse significativo entre os entrevistados em se tornarem clientes ou expandirem relacionamento com essas instituições, uma vez que 46% planejam obter um empréstimo/cartão de crédito de uma fintech ou banco digital em 2024.
O Estudo Consumer Pulse, realizado pela TransUnion, contou com a participação de 994 adultos com 18 anos ou mais residentes no Brasil, e foi realizado entre 3 e 13 de outubro de 2023. O relatório completo está disponível aqui.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)
O universo dos bancos digitais e oportunidades de banking em outras indústrias moverá a trilha Bancos & Banking da Cantarino Brasileiro, que tem início no próximo mês, com lançamento da revista digital,webinar marcado para 4/4 e Fórum presencial em 25/4. SIGA A TRILHA!

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Inteligência Artificial pode contribuir em até 5,4% do PIB da América Latina até 2030
Segundo relatório da Allianz Trade número fica atrás dos Estados Unidos e Canadá, que devem...
TOP 6
Valid lança primeiro cartão bancário 100% em braille no Brasil
Os cartões já estão disponíveis para os clientes do Banco do Brasil (BB); equipamento inédito...
TOP 6
Embratel amplia solução de conectividade via satélite para fornecer redundância
Serviço de Banda Larga via satélite proporciona uma camada adicional de backup à rede das...
TOP 6
Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos
A infraestrutura criada para o Piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) passará a testar...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top