Especialistas dizem que Blockchain pode conduzir à democracia líquida global em 20 anos

O anúncio feito na terça-feira (11) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, que coloca os nomes de grande parcela dos representantes eleitos pelo povo como investigados por esquemas de corrupção fortalece o entendimento dos entusiastas do blockchain. Segundo eles, a tecnologia terá condições de levar a sociedade a poder adotar em 20 anos a democracia líquida, sistema no qual as pessoas poderiam votar por si próprias nos projetos de seu interesse, ao invés de eleger terceiros.

Uma das vozes que defendem esta tese é a do perito em Blockchain, Daniel Maloney. Ele declarou ao repórter Iyke Aru, do portal Cointelegraph que está otimista com a adoção do sistema de voto Blockchain no futuro. Em sua opinião desde o advento da Blockchain houve inovações de sistemas de votação para torná-lo confiável, transparente e não-adulterável.

Bjorn Bjercke, também especialista mencionado na reportagem, vê a eventual adoção do Blockchain para a votação como um fenômeno inevitável. Ele prevê uma implementação gradual do processo a partir de configurações menores, como votar em reality shows. Bjercke também contou ao Cointelegraph sobre os esforços que fez para um projeto de prova de conceito com uma das maiores emissoras de TV na Noruega para o uso da tecnologia com este objetivo.

Bjercke diz que em 20 ou 30 anos a partir de agora, experimentaremos a democracia líquida. “Com o uso de Blockchain, poderemos dar nossos votos sobre as questões que nos preocupam e dar nossos votos sobre as questões que não nos preocupam muito. Isso efetivamente nos dará um híbrido entre democracia direta e democracia representada também como democracia líquida, finaliza.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top