Acordo segue modelo de cooperação entre empresas competidoras, conhecido como “coopetition”
A EntrePay, empresa de soluções de pagamento do Grupo Entre Investimentos, e a Acqio, que faz parte do portfólio da gestora de investimentos americana Siguler Guff, anunciaram essa semana uma parceria inovadora no mercado de meios de pagamento. A aliança segue um modelo conhecido como “coopetition”, de cooperação estratégica entre empresas que, tradicionalmente, são vistas como competidoras.
Enquanto a EntrePay se destaca por atuar com foco no mercado B2B, habilitando subadquirentes no modelo de private label, a Acqio foca o mercado B2M (“Business to Merchant”), distribuindo suas maquininhas diretamente aos clientes e oferecendo atendimento próximo e personalizado aos varejistas por meio de uma rede de microfranquias.
O objetivo da parceria é fortalecer o mercado de pagamentos. “Em um mercado em constante evolução, unir forças nos permite não apenas fortalecer nossa posição, mas também expandir nossa oferta e entregar soluções inovadoras para nossos clientes e franqueados.”, afirma Flávio Menezes, CEO da Acqio.
Com a parceria, a Entre Pay amplia a lista de subadquirentes parceiras da EntrePay, que já inclui nomes de peso como Banco do Nordeste, Digimais e Telefônica. “Acreditamos que, ao formar parcerias com grandes players, podemos crescer de maneira acelerada e acessar receitas ainda inexploradas no mercado de adquirentes”, afirma Antonio Freixo, CEO da EntrePay.
Valor agregado
Juntas, as empresas planejam investir em iniciativas que reduzam custos operacionais em serviços de baixo valor agregado (como as transações em si) e ampliem o portfólio de ofertas de produtos e serviços digitais voltados tanto aos varejistas, usuários de maquininhas, quanto aos seus clientes, como, por exemplo, softwares de automação e microsseguros.
Na avaliação do consultor de mercado Edson Santos, considerando o contexto do mercado, a iniciativa está no caminho certo. “O tradicional modelo de venda de máquinas e taxas de antecipação de recebíveis se tornou “commodity”, afirma. Essa parceria entre a EntrePay e a Acqio é um passo audacioso em direção ao futuro. Empresas que não diversificarem sua oferta de produtos e serviços correm o risco de ficar fora do negócio”.
(Fonte: Assessoria de imprensa)