Entraves do ambiente regulatório podem travar desenvolvimento das Fintechs no Brasil

Se do ponto de vista mercadológico e tecnológico o Brasil oferece um ambiente perfeito para as Fintechs, com pessoas num grau suficiente de intimidade com as novas tecnologias e dispostas a experimentar novos serviços, no campo regulatório o cenário é justamente contrário. A falta de flexibilidade pode impedir que as inovações alcancem todo o seu potencial.

A opinião é do escritor, palestrante, educador financeiro e consultor especializado em finanças, investimentos e economia André Massaro. Ele publicou terça-feira (01/03) um artigo na seção “Você e o Dinheiro” do portal  Exame.com com o título “Brasil: O paraíso e o inferno das fintechs”.

No texto ele afirma que é extremamente difícil para um empreendedor atuar no mercado financeiro brasileiro.  Massaro cita o caso de uma empresa de origem estrangeira que opera com empréstimos “P2P” (onde usuários podem emprestar diretamente dinheiro para outras pessoas e empresas). A fintech precisou se aliar a um banco brasileiro para atuar aqui. Segundo o autor, na prática, a empresa altamente inovadora, que poderia ajudar nosso mercado de crédito a ficar mais dinâmico, teve que virar um simples correspondente bancário, travestido de empresa tecnológica e “moderninha”.

“A verdade é que muitas das empresas altamente inovadoras e criativas que vem surgindo em outros países, que possibilitam coisas interessantíssimas como recursos para novos empreendimentos, pagamentos e orientação para investidores (ou mesmo a execução automática de estratégias de investimento), simplesmente não poderiam atuar no Brasil por não atenderem aos requisitos de nossas autoridades financeiras, apesar de serem originárias de países com mercados financeiros muito mais complexos e desenvolvidos que o nosso”, comenta.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top