Crédito: Assessoria de imprensa

Entidades assinam Carta Aberta sobre Marco Regulatório de Inteligência Artificial

Documento recebeu a assinatura de 35 entidades, de diferentes setores, incluindo o financeiro
A discussão sobre o Marco Regulatório da Inteligência no Brasil deve levar em conta as normas setoriais, estruturas e experiências já existentes, contando com cooperação institucional e uma avaliação dos impactos da regulação sobre o desenvolvimento econômico, a inovação e a competitividade. Este é o mote de uma Carta Aberta assinada por 36 entidades e apresentada na quarta-feira (10) no evento “Regulação de IA: Diálogos Setoriais no Poder Legislativo”, realizado em Brasília (DF) pela ABES, Abfintechs, FecomercioSP e Zetta.
Além de representantes das associações e especialistas no tema, o encontro contou com a participação dos senadores Eduardo Gomes (PL/TO), relator do PL 2.338/2023, que trata do tema; e Izalci Lucas (PL-DF), além dos deputados Luiza Canziani (PSD – PR) e Julio Lopes (PP – RJ). Em comum entre os diferentes painéis de debate, o reconhecimento sobre a importância da regulação da IA, trazendo segurança jurídica para o mercado, mas com deferência às normas setoriais já existentes sobre uso de tecnologias em setores regulados e uma cooperação regulatória entre os diferentes reguladores.
As entidades presentes mostraram-se a favor da regulamentação do tema, incluindo a ampliação do debate e a consideração de aspectos relevantes, tais como: uma abordagem integrativa que leve em conta as experiências normativas acumuladas que já produzem efeitos concretos sobre o mercado; a valorização da expertise regulatória brasileira com suporte à atuação das autoridades existentes, bem como o estímulo à cooperação entre elas; e a importância de análises de impacto regulatório a fim de mitigar riscos como a dependência de modelos estrangeiros, aumento de desigualdades, divisão digital entre países e fuga de talentos. Veja aqui a íntegra da carta

  (Fonte: Assessoria de imprensa)

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Inteligência Artificial pode contribuir em até 5,4% do PIB da América Latina até 2030
Segundo relatório da Allianz Trade número fica atrás dos Estados Unidos e Canadá, que devem...
TOP 6
Valid lança primeiro cartão bancário 100% em braille no Brasil
Os cartões já estão disponíveis para os clientes do Banco do Brasil (BB); equipamento inédito...
TOP 6
Embratel amplia solução de conectividade via satélite para fornecer redundância
Serviço de Banda Larga via satélite proporciona uma camada adicional de backup à rede das...
TOP 6
Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos
A infraestrutura criada para o Piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) passará a testar...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top