A revelação de um segredo global e uma novidade nacional chamaram a atenção no mercado das moedas eletrônicas nesta semana. No cenário internacional, o australiano Craig Wright revelou ser ele o desenvolvedor do BitCoin, quebrando assim o maior segredo desta tecnologia até o momento.
Para comprovar ser o criador da marca mais conhecida do mundo no segmento, Craig Wright mostrou o código da primeira transação em bitcoins feita em janeiro de 2009. Ele assumiu também que Satoshi Nakamoto, tido até então como o gerador da moeda, era na verdade um pseudónimo criado por Wright para tentar encobrir a sua verdadeira identidade.
Já no mercado brasileiro, a grande novidade foi o anúncio da chegada ao país da criptomoeda OneCoin. Seu modelo de negócio, baseado em educação financeira foi criado pela búlgara Dra. Ruja Ignatova. A OneCoin oferece, além da moeda digital, um curso de gestão financeira chamado OneAcademy. O ingresso na rede que permite aquisição da moeda está atrelado à compra deste curso.
De acordo com a assessoria de imprensa da companhia, em dezembro de 2015, a cotação de uma OneCoin em sua rede privada era de 4,5 euros, mediante cotação atual de 5,65 euros, o que significa uma valorização de 25% em menos de cinco meses. Para o final deste ano, a expectativa é chegar entre 5 e 10 euros.
“O OneCoin traz uma ideia inovadora e disruptiva. Ela poderá ser transacionada independentemente da existência de uma conta bancária, por exemplo. Estamos muito animados em relação ao mercado brasileiro e, até o fim do ano, esperamos ter 500 mil afiliados no país”, comenta Dra. Ruja.