Fraude & Segurança foi o tema central do encontro promovido pela Cantarino Brasileiro, no dia 1 de abril, entre executivos de bancos, TI e da indústria financeira em geral. Também foram abordadas as 19 medidas sugeridas pelo relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos, deputado Esperidião Amin (PP-SC) para combater delitos praticados pela web.
Leandro Bissoli, sócio do escritório Patricia Peck Pinheiro, deu destaque a um dos pontos do relatório que propõe, por meio de projeto de lei, a inclusão do endereço IP no conjunto de informações cadastrais dos usuários de internet. A matéria deverá ser votada entre os dias 12 e 13 de abril.
O evento também abriu espaço para apresentações de tecnologias inovadoras, com destaque para a biometria de voz, apresentada por Marcelo Ribeiro Gomes, diretor da Nuance, provedora dessa solução em vários países. Leandro Augusto, sócio da KPMG, apresentou um panorama dos crimes cibernéticos, enquanto Pedro Chiamulera, CEO da ClearSale falou sobre prevenção à fraude. Finalmente, Henry Trejgier, vice presidente da Gemalto, destacou soluções de segurança. O evento contou ainda com apoio da 7COMm que este ano está comemorando 30 anos. Houve troca de experiências e oportunidades de negócios entre os participantes.
O diretor da Cantarino Brasileiro, Marcos Cantarino, afirma que o almoço alcançou todos os seus objetivos. “Os participantes tiveram condições de receber informações quentes sobre o que estava sendo apresentado em Brasília e ainda debater com especialistas sobre o tema. O clima descontraído favoreceu o networking e pudemos presenciar o início de conversas que podem resultar em grandes negócios”, disse.
O próximo encontro da Cantarino Brasileiro está marcado para o mês de maio e terá como tema a tecnologia blockchain.