Empresas foram às compras no último mês

Empresas foram às compras no último mês

Por Edilma Rodrigues

Méliuz compra a fintech Acesso Bank

O Méliuz, empresa de tecnologia que oferece soluções digitais para conectar marcas e consumidores por meio do seu marketplace e da oferta de serviços financeiros, anunciou, em 03 de maio, a aquisição de 100% do Grupo Acesso, fintech especializada em soluções de pagamento e banking as a service, que opera utilizando as marcas Acesso, Acesso Bank, Bankly e Banco Acesso. Na compra, o Méliuz pagou R$ 324,5 milhões pela companhia, em uma transação que envolveu troca de ações – acionistas da Acesso ficaram com cerca de 8% da empresa que, na última sexta-feira (30 de março), fechou o pregão da B3 valendo R$ 4,1 bilhões.

Ame Digital adquire fintech Nexoos 

A Ame Digital, fintech e plataforma mobile de negócios do Universo Americanas, adquire a Nexoos Holding S.A., fintech de crédito online que conecta investidores institucionais e pessoas físicas a Pequenas e Médias Empresas (PMEs). A transação acelera a evolução da Ame, que passa a operar novas modalidades de crédito, incluindo: empréstimo entre pessoas (Peer-to-Peer ou P2P) e Credit as a Service (CaaS). Esta é a terceira aquisição da empresa em quatro meses. Em dezembro de 2020, a Ame comprou a BIT Capital (plataforma Open Banking) e Parati Crédito Financiamento e Investimento (Bank as a Service & RegTech).

A Nexoos Holding detém 100% da Nexoos SEP – Sociedade de Empréstimo entre Pessoas – e da Nexoos Tecnologia. A Nexoos SEP é uma instituição regulamentada pelo Banco Central do Brasil (BACEN) e a primeira a realizar uma operação de empréstimo entre pessoas no modelo SEP. A Nexoos Tecnologia possui plataforma de crédito proprietária, com score baseado em algoritmos sofisticados de inteligência artificial integrado ao modelo de financiamento, garantindo um processo simples, totalmente digital, seguro e com taxas de juros mais competitivas. 

BTG Pactual adquire Fator Corretora 

O BTG Pactual (BPAC11), maior banco de investimentos da América Latina, anunciou nesta segunda-feira (03) a aquisição de 100% do capital social da Fator Corretora, umas das mais tradicionais corretoras de valores mobiliários do mercado financeiro Brasileiro. A aquisição faz parte da estratégia de expansão do BTG Pactual no segmento de assessoria de investimentos. 

O acordo não inclui os negócios do Banco Fator, Fator Seguradora e a Fator Asset Management, que seguirão operando totalmente independentes e utilizando a marca Fator. Já a Fator Corretora, será integralmente absorvida pelo BTG Pactual. A conclusão e fechamento da operação estão sujeitos à verificação de determinadas condições precedentes, incluindo a obtenção de todas as aprovações regulatórias necessárias, inclusive do Banco Central do Brasil. O valor da aquisição não foi revelado. 

Lojas Americanas e B2W anunciam acordo para combinação das operações e criação da nova companhia americanas s.a. 

Lojas Americanas S.A. e B2W – Companhia Digital anunciaram, em 28 de abril, que firmaram acordo para combinação das operações, dando origem à nova empresa americanas s.a.. A proposta encaminhada pelos Conselhos de Administração da Lojas Americanas e da B2W será votada nas Assembleias Gerais Extraordinárias no dia 10/06. A operação se dará em duas etapas: na primeira, ocorre a combinação e integração dos negócios, com os ativos operacionais de Lojas Americanas sendo incorporados pela B2W (BTOW3), criando a americanas s.a., nova Companhia 100% integrada (Físico, Digital, Logística e Fintech) em uma única plataforma. Na segunda etapa, a Lojas Americanas S.A. pretende criar um veículo no exterior para listagem nos Estados Unidos que se chamará americanas inc. 

Mastercard adquire Ekata, especializada em identidade digital 

A Mastercard anunciou, em 26 de abril, a aquisição da Ekata, empresa especializada em identidade digital, por US$ 850 milhões. Este é mais um passo da companhia para promover seus esforços de verificação de identidade. A identidade digital é uma parte fundamental da abordagem multicamadas da Mastercard para a segurança. Em 2019, a empresa apresentou uma nova estrutura para as interações digitais e como elas precisam evoluir, bem como uma forma viável para a identidade digital criar confiança, colaboração e crescimento econômico nos próximos anos. Essa estrutura está em uso em vários setores, desde educação a viagens e cuidados de saúde.

A Ekata trabalha com uma ampla rede de comerciantes, instituições financeiras, agências de viagens, mercados e plataformas de moeda digital globais. A transação está sujeita à avaliação regulatória e às condições habituais de fechamento. A conclusão da transação está prevista para dentro dos próximos seis meses. A Ekata tem sede em Seattle, com escritórios em Amsterdã, Singapura e Budapeste.

Banco Safra compra as operações de Asset e Private do Grupo Crédit Agricole no Brasil 

Na sexta-feira (23 de abril), o Banco Safra assinou o acordo para a compra das operações de Asset e Private Banking do Grupo Crédit Agricole. A iniciativa de buscar um comprador para as operações de private banking no Brasil foi exposta pelo Crédit Agricole ao mercado em setembro do ano passado. O Safra, além de ser a melhor opção, tem um negócio sólido, experiência em investimentos e em private banking, além de visão de longo prazo. O banco irá incorporar os clientes às suas plataformas de forma imediata. E os funcionários da DTVM do Crédit Agricole serão absorvidos nos quadros de colaboradores do Safra.

Inter anuncia aquisição de 50% da IM Designs 

O Inter anuncia acordo para aquisição de participação societária na IM Designs, a compra de 50% do negócio faz parte da estratégia de M&As, que busca de aquisições de empresas com sólida base tecnológica e perfil inovador. Os sócios fundadores continuarão à frente da gestão, cuja operação será conduzida na Torre Inter, sede do Inter em Belo Horizonte. A efetivação do acordo depende de aprovação do Banco Central. 

Na terça-feira, 13/4, o Inter anunciou a aquisição das operações da Duo Gourmet, programa de fidelidade no mercado de alimentação, com atuação em 13 cidades de 10 estados brasileiros e mais de 500 restaurantes parceiros. A operação será conduzida pelo Inter Shop, marketplace do Inter, e contará com a experiência trazida pelos sócios fundadores da marca. O novo investimento, somado à parceria recentemente anunciada junto à Delivery Center, vai fortalecer a proposta de valor para o cliente e consolidar a vertical de alimentação da companhia. A efetivação do negócio depende de aprovação do Banco Central. 

Esta é quarta aquisição anunciada pelo Inter em menos de seis meses. No fim de 2020, a empresa anunciou a compra de 45% da operação da Granito, do segmento de meios de pagamentos (adquirência) e do controle da Meu Acerto, que atua na área de renegociação de dívidas e Winback. Ambas as aquisições já foram aprovadas pelo Banco Central. 

Mercado de ATMs se solidifica ainda mais nos EUA

A The Brink’s Co., conhecida no Brasil como transportadora de valores, anunciou no início de abril a aquisição da PAI Inc., maior provedora privada de serviços de ATM dos Estados Unidos, por US$ 213 milhões. A estimativa é que a PAI gere receita anual de cerca de US$ 320 milhões, disse a Brink’s em um comunicado. O negócio vai proporcionar à Brink’s uma plataforma de serviços e mais de 100 mil locais de oferta de caixas eletrônicos nos Estados Unidos. Na Europa, a empresa assumirá a propriedade total e fornecerá serviços gerenciados a instituições financeiras para mais de 11 mil ATMs. As ações da Brink’s não estavam ativas no pré-mercado, mas ganharam 12% no ano até o momento, enquanto o S&P 500 ganhou 8,6%.

Magazine Luiza vai comprar a Jovem Nerd

Magazine Luiza anuncia acordo para aquisição da plataforma Jovem Nerd, que tem mais de 5,5 milhões de inscritos em seus canais do Youtube, e produzem conteúdo sobre diversos temas da cultura nerd, entre eles cinema, séries, games, história e ciência. A ideia é que o material seja integrado ao SuperApp do Magalu. As compras de empresas do Magazine Luiza continuam bastante aceleradas em meio à pandemia. Somente em 2021, contando o Jovem Nerd, já foram seis.

DMCard compra operação private label das redes Natural da Terra e Hortifruti

Após aquisição de 100% da carteira de crédito da rede varejista composta pelas marcas Natural da Terra e Hortifruti, a DMCard dá início a transição para assumir a gestão do cartão private label das lojas. Além da migração de uma administração que era interna para uma empresa especializada, o cartão da loja também entra em uma nova fase. A partir de agora ele assume a marca NatuSou e, por uma solicitação do varejista, passa a funcionar em sistema cobranded com a Mastercard. Isso significa que os clientes contarão com um cartão próprio e um cartão de crédito tradicional bandeirado ao mesmo tempo, podendo ser utilizado para pagamentos em qualquer estabelecimento. A NatuSou Mastercard nasce com uma base de 90 mil clientes.

Modalmais anuncia a aquisição da Refinaria de Dados

O banco digital Modalmais anunciou a aquisição da Refinaria de Dados, startup de análise de dados, com foco em desenvolvimento de produtos digitais para o mercado financeiro, baseados em processamento de big data, inteligência artificial e machine learning. Com a operação, ainda sujeita à aprovação pelo Banco Central, o Modalmais adquire 100% da empresa. O objetivo é utilizar a robusta infraestrutura e tecnologia de coleta, pré-processamento, análise e visualização de dados da Refinaria para melhor compreender as necessidades de seus clientes e parceiros. 

Vórtx compra a Simplific Pavarini

A Vórtx, fintech de infraestrutura para o mercado financeiro, adquiriu o controle da Simplific Pavarini, que atua na prestação de serviços fiduciários desde 1994 em emissões de dívidas, CRI, CRA e outras funcionalidades com foco em Corporate Trust. Com a aquisição, a startup passa a ter mais de R$ 300 bilhões em ativos sob custódia em sua carteira e assume a liderança no mercado de Corporate Trust. Dessa forma, a fintech incorpora as mais de 500 séries sob custódia da Simplific Pavarini, passando a deter mais de 50% dos mercados e aproximadamente 2.000 séries e mais de R$ 300 bilhões em ativos sob custódia em sua carteira. A empresa que acaba de receber um aporte de R$190 milhões do FTV Capital, private equity americano, tem como foco revolucionar o segmento de infraestrutura do mercado de capitais através de tecnologia nas empresas e vê na aquisição mais um passo para consolidação de seu portfólio.

CSU adquire participação acionária no FitBankNo fim de março, a CSU, empresa de soluções de meios de pagamento, customer experience e fidelização e incentivo de clientes, anunciou investimento de R$ 10 milhões no FitBank, fintech provedora de infraestrutura de meios de pagamento e Core Banking as a Service. A nova rodada contou também com a participação dos antigos acionistas com um aporte de R$ 20 milhões, totalizando uma rodada de R$ 30 milhões. A rodada foi assessorada pelo escritório de advocacia Barros Pimentel Advogados.

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