nota4

Empresas da União Europeia enfrentam desafio para reforçar segurança de dados

Para aumentar a segurança dos dados dos cidadãos que vivem nos países da União Europeia, entrará em vigor a partir de 25 de maio deste ano, a Regulamentação Geral da Proteção de Dados (GDPR, na sigla em Inglês).

A nova regulação impõe às empresas que qualquer informação de cidadãos europeus como telefone, nome, documentos e dados bancários, seja guardada em local com acesso restrito, com registro de quem, quando e porque acessou o dado.

Entretanto, segundo pesquisa da fornecedora de soluções de cibersegurança, Varonis, 60% das empresas da Europa ainda enfrentam desafios para se adequar a tempo. São muitos dados para se administrar e não vai ser possível fazer isso manualmente, afirma Carlos Rodrigues, vice-presidente da Varonis para a América Latina.

Segundo Rodrigues, a verdadeira solução é investir no desenvolvimento de aprendizado de máquina e Inteligência Artificial (AI).   Ele diz que, por meio de uma solução de classificação e monitoramento, será possível atender as novas exigências de acesso. Essas ferramentas vão, automaticamente, dizer quem pode ou não acessar as informações, registrar o horário e o que fez com elas, explica. O mesmo vale para as aplicações que precisam dos dados para facilitar a experiência do cliente, tendo todo o processo monitorado e registrado.

Ainda segundo o executivo, o impacto maior será direto para as empresas na Europa, mas companhias de outros países vêm se preparando para seguir o GDPR. Só a Varonis conta com 100 clientes brasileiros que já seguem a regulação, diz Rodrigues.  Devido à globalização é provável que regulações semelhantes sejam desenvolvidas, inclusive no Brasil, afirma.

*Com informações do TI Inside

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top