Na semana passada, a Cantarino Brasileiro e o Portal IPNews realizou o primeiro Fórum no Brasil de Bancos, Telcos e Utilities. Durante dois dias, players do mundo das finanças tradicionais se conectaram com as operadoras de telcos e utilities e discutiram os novos canais de ofertas de produtos e serviços financeiros e as oportunidades trazidas pelo Open Banking. “A nossa integração com os canais de arrecadação das distribuidoras de energia, água e gás acontece de forma on-line e em tempo real, com comunicação direta com os sistemas ERP e CRM das distribuidoras”, destacou o diretor da Flexpag, Aristeu Neto, que participou do evento como palestrante.
O Fórum debateu questões importantes para o setor elétrico e a inadimplência que existe no setor, afinal, todo o faturamento que a empresa tem no mês engloba a receita recuperada de débitos anteriores dos clientes. O indicador de inadimplência teve um aumento desde a pandemia, e chegou a cerca de 4,5% de elevação.
Um dos mecanismos de solução é oferecer melhores condições de pagamento. Indo de encontro a essa necessidade, no encontro presencial do primeiro dia de evento, o diretor da FlexPag falou em primeira mão sobre o mais novo projeto da companhia – FlexHub – Open Utilities, que é uma plataforma de conexão entre as empresas de utilities e o ecossistema de serviços financeiros.
O FlexHub é a única plataforma de APIs especializada em utilities, e permite que o cliente final das distribuidoras realize serviços como: consulta, pagamento e baixa em tempo real das faturas. Isso tudo com segurança, autenticação e relatórios de monitoramento e desempenho das operações.
Humanização do atendimento
Outro tema presente em várias palestras foi a questão da humanização dos atendimentos por meio da tecnologia. Os canais evoluíram e precisam dessa escuta constante para aprimorar a experiência do consumidor. Numa pesquisa recente, realizada pela ABA (associação brasileira de anunciantes), os canais de atendimento: whatsapp com 94,3%, Facebook com 82,5% e Instagram com 56,4 lideram as interações. E 42% dos entrevistados assumiram que já buscaram o SAC de alguma empresa para registrar alguma manifestação, e tem como perfil homens das classes ABC com mais de 41 anos em sua maioria.
Aristeu ressaltou que é possível a participação de empresas de tecnologia e fintechs como facilitadoras na redução dessa inadimplência. “Na medida que conseguimos criar alguma forma que o consumidor pode solucionar o problema, houve um aumento de demanda por essas soluções”, finalizou.
A Flexpag foi uma das patrocinadoras oficiais e promoveu o talk-show com o tema “Orquestrando os ecossistemas de Utilities e Telco”, realizada pelos diretores da empresa, Aristeu Chaves Neto e Luis Filipe Cavalcanti, e a curadora Jackeline Carvalho da IP News, que abordou as diferentes visões desses setores.
Gostaria de saber mais sobre esse evento incrível?
Você já pode acompanhar o evento na íntegra no nosso canal do YouTube: dia 24 (presencial) e Dia 25 (virtual).
Além disso, em breve lançaremos o Informativo CB Bancos, Telcos e Utilities, com uma resenha dos painéis evento e outros ricos debates. Fique de olho nas nossas novidades!