Enquanto a maioria dos mercados verificaram quedas após a eleição de Donald Trump para Presidente dos EUA, o bitcoin foi na direção contrária e valorizou. De acordo com a CoinDesk, desde o anúncio da vitória do republicano, o Bitcoin teve um crescimento gradual e alcançou no seu pico máximo o valor de 738 dólares. A alta da moeda criptográfica foi de cerca de 4%, montante comparado apenas ao ouro, que teve uma elevação de 3%. Enquanto isso o dólar desvalorizou cerca de 12%, depois do anúncio do resultado das eleições.
Os investidores e analistas do mercado de bitcoin acreditam que o resultado eleitoral nos EUA provocará um impulso limitado, mas impactante nos preços do bitcoin, o que será um efeito semelhante ao que ocorreu no mês de junho, quando foi anunciada a decisão do Reino Unido de abandonar a União Europeia. O fato provocou fortes incertezas e provocou um aumento de até US $ 100 no preço do bitcoin em apenas um pregão.
O comportamento do mercado frente ao bitcoin nos dois momentos parece ter confirmado a avaliação dos especialistas de que a criptomoeda se consolida como alternativa para pessoas que procuram diversificar as suas carteiras em momentos imprevisíveis para a economia mundial. “A maneira como o seu movimento de preços é desvinculada de outros ativos do mercado de capitais pode ser uma característica desejável para muitos investidores em face da incerteza, disse Chris Burniske, da ARK Invest, ao portal CoinDesk.com.