Crédito: canva.com

Investir no futuro dos filhos é desafio para as famílias

É importante certificar-se de que as finanças estão equilibradas, investir em produtos financeiros específicos e diversificar aplicações para cumprir com o esperado
Certificar-se de que as finanças estão equilibradas, investir em produtos financeiros específicos para despesas educacionais e diversificar as aplicações são algumas maneiras de se preparar financeiramente para os gastos com a educação superior dos filhos. Seja em relação a instituições públicas ou privadas, os custos envolvidos nesse caminho podem ser consideráveis, impactando o orçamento familiar.
Uma faculdade particular, por exemplo, pode representar uma despesa significativa para as famílias. Instituições públicas, apesar de serem isentas de mensalidades, podem demandar gastos com livros, moradia e transportes, principalmente para alunos que precisam se deslocar de outras cidades. Os custos podem ser motivo de desestabilização do orçamento e, em alguns casos, até mesmo impedir que os jovens tenham acesso ao ensino superior.
Durante a preparação do estudante para entrar na faculdade, pode ser preciso apostar em um curso pré-vestibular, por exemplo, para ajudar o aluno a se preparar para as provas de ingresso nas instituições de ensino superior. Nesse contexto, o planejamento financeiro pode fazer toda a diferença para garantir que os filhos tenham a oportunidade de se formar e de se preparar desde o início da jornada estudantil.
Para isso, é preciso calcular os gastos envolvidos no processo educacional de forma precisa e levar em conta as mensalidades e as despesas adicionais, se necessário. Qual o valor do curso de Medicina Veterinária, por exemplo? A mensalidade é fixa ou pode mudar ao longo do tempo? É possível antecipar o pagamento e conseguir algum desconto? Essas são algumas das perguntas que devem ser feitas antes de decidir o melhor plano de ação financeira e buscar alternativas e estratégias viáveis para lidar com os custos envolvidos.
Os pais de um estudante que queira cursar Enfermagem em 2024, por exemplo, podem considerar, além dos gastos com materiais e outras necessidades atreladas à dinâmica estudantil, despesas com cursos pré-vestibulares específicos para essa área. Considerando que o campo da saúde, muitas vezes, requer estágios obrigatórios e participação em eventos acadêmicos, é importante também se preparar para custear possíveis despesas relacionadas a essas atividades extracurriculares.
Bolsas de estudo e produtos financeiros específicos podem ajudar no processo, buscar possibilidades de bolsas de estudo, financiamentos estudantis e programas de incentivo educacional pode ser uma maneira de reduzir o impacto financeiro da faculdade. Além disso, como recomenda a Bolsa de Valores do Brasil (B3), é importante considerar a diversificação de investimentos e buscar orientação adequada na hora de formar uma reserva educacional.
Investir em produtos financeiros específicos pode auxiliar as famílias a se preparar financeiramente para a faculdade da prole. O Tesouro Educa+ é um exemplo. Trata-se de um título do Tesouro Direto com foco no planejamento financeiro dos pais para a educação dos filhos, parecido com o Tesouro IPCA+, corrigido pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial, fazendo com o dinheiro não perca o valor com o tempo.
Fundos de Previdência, poupança, Certificado de Depósito Interbancário (CDI), Certificado de Depósito Bancário (CDB), entre outros, também são exemplos de investimentos que podem ser considerados para alcançar as metas financeiras relacionadas à educação. Junto a isso, é preciso sempre avaliar o perfil de risco, prazos e retornos esperados de cada uma das opções.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Subsea7 abre Programa de Estágio 2024 para diversas áreas
Os estudantes aprovados terão carga horária de quatro a seis horas diárias, em sistema de...
Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri promovem educação financeira de criptoeconomia
O objetivo é explorar diferentes temas do universo de criptoativos para democratizar o acesso aos...
Com vagas afirmativas, Núclea abre inscrições para novo programa de trainee
Oportunidade é voltada para formados em cursos de exatas e humanas e 100% das vagas...
Clariant, John Deere e outras empresas anunciam 90 vagas em programas de estágio
As oportunidades são para os estados de São Paulo, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top