Crédito: canva

Confira como atrair e reter talentos da Geração Z*

Pesquisa mostra que as empresas precisam abraçar a mudança e cultivar uma cultura que promova a diversidade, a inclusão e o propósito
De acordo com o estudo Workmonitor 2024, realizado pela Randstad, empresa com soluções completas de recursos humanos, aproximadamente metade da Geração Z (46%) acredita que suas aspirações de carreira são mais intensas do que as demais gerações, e uma parte significativa relata que ainda não se sente compreendida pelas organizações (40%), o que pode gerar um grande desafio no ambiente corporativo.
Entre outros resultados trazidos pelo estudo, está a informação de que 69% da Geração Z espera que as empresas utilizem as tecnologias mais recentes para otimizar o trabalho e já estão testando caminhos e ferramentas para se capacitarem.
Além disso, 47% dos entrevistados afirmaram que não aceitariam um emprego se a empresa não estivesse alinhada com seus valores sociais e ambientais. O trabalho remoto é inegociável para 48% da Geração Z.
Outra informação de destaque é que, para 80% desta geração, a qualificação e o desenvolvimento são importantes em seus empregos atuais e futuros, e 48% priorizam mais o treinamento e o desenvolvimento quando comparado aos profissionais mais experientes.

“Valorizar as características distintivas e contratar profissionais da Geração Z requer uma abordagem holística e adaptativa. As empresas precisam abraçar a mudança e cultivar uma cultura que promova a diversidade, a inclusão e o propósito. Somente assim será possível garantir o sucesso das organizações no futuro”, diz Cindy Oliveira, gerente de recrutamento e seleção da Randstad Digital no Brasil.

“Os talentos estão à procura de empresas com ideais semelhantes aos seus, onde possam ser eles mesmos e trabalhar em conjunto com os empregadores. Porém, o estudo revela que 67% ainda escondem traços de suas personalidades e, mais da metade (55%), não se sente confortável em mostrar sua autenticidade no trabalho. Por essas e outras características, para atrair e reter esses talentos da Geração Z, será fundamental que as empresas entendam e se adaptem à uma série de peculiaridades, como abordagens mais inovadoras, investir em um ambiente de trabalho flexível, promover a diversidade e a inclusão, e oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo”, afirma.

De olho nessa dificuldade, os especialistas da consultoria listaram uma série de dicas e orientações para empresas e recrutadores que desejam superar os paradigmas corporativos, compreender melhor as novas expectativas do mercado, assim como atrair e reter esses jovens talentos. Acompanhe!

Perfil dos profissionais da Geração Z

Quem são
O primeiro passo é entender quais são as principais características dessa geração e qual sua expectativa no mundo do trabalho. Obviamente, é uma geração diversa com indivíduos autênticos. Mas, de maneira geral, por serem nativos digitais, possuem atributos que fazem parte de suas vidas desde a infância. Dominam smartphones, redes sociais e plataformas on-line com naturalidade e como ninguém. Por isso, dinamismo, criatividade e interatividade são palavras que definem bem esse perfil de talentos.
O que buscam
Trata-se de uma geração que procura por empresas que tenham missões e valores atrelados ao que consideram importante, com propósito claro e compromisso social, flexibilidade no trabalho e qualidade de vida. Além disso, buscam por oportunidades que ofereçam desenvolvimento profissional, acesso à tecnologia e uma remuneração atrativa.
Como se comunicam
Por serem hiperconectados, buscam informações e se comunicam de forma instantânea, preferencialmente online. Por isso, valorizam a rapidez, a eficiência e a conveniência.
Os desafios
Os principais desafios ao lidar com a Geração Z incluem entender suas preferências, lidar com sua ansiedade por reconhecimento e manter um ambiente atualizado com as tendências tecnológicas. Eles esperam acesso a ferramentas e plataformas modernas, pois valorizam a autonomia, a criatividade e a capacidade de promover inovação no trabalho.
Prender a atenção deles por muito tempo e atender à dinâmica de ter tudo de forma instantânea, seja informação, conteúdo ou entretenimento, também gera desafios constantes, principalmente para as lideranças das empresas que contam com equipes multigeracionais.
Processos seletivos
processo ideal para estes jovens é eficiente, inovador, ágil e personalizado. Isso envolve o uso de comunicação digital, transparência sobre a cultura da empresa, simplificação do processo de candidatura, fornecimento de feedback a cada etapa do processo e realização de entrevistas virtuais.
Onde encontrá-los
Além dos canais tradicionais de atração, como banco de talentos, redes profissionais, como LinkedIn, a Geração Z também gosta de utilizar outras ferramentas, como o X (antigo Twitter) e o TikTok, na busca por oportunidades. Esses canais têm um potencial único para mostrar os bastidores do trabalho, além de fornecer dicas de carreira de forma mais descontraída, atraindo a visibilidade da Geração Z para as oportunidades abertas.
(*) Geração Z ou Centenial – os mais velhos são do ano de 1995 e os mais novos nasceram em 2010.
A pesquisa foi realizada entre 23 de outubro e 11 de novembro de 2023 com 27 mil profissionais na Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Hong Kong, Hungria, Índia, Itália, Japão, Luxemburgo, Malásia, México, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Singapura, Suécia, Suíça, Turquia. 

(Fonte: Assessoria de Imprensa)

Compartilhe

Notícias relacionadas

Subsea7 abre Programa de Estágio 2024 para diversas áreas
Os estudantes aprovados terão carga horária de quatro a seis horas diárias, em sistema de...
Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri promovem educação financeira de criptoeconomia
O objetivo é explorar diferentes temas do universo de criptoativos para democratizar o acesso aos...
Com vagas afirmativas, Núclea abre inscrições para novo programa de trainee
Oportunidade é voltada para formados em cursos de exatas e humanas e 100% das vagas...
Clariant, John Deere e outras empresas anunciam 90 vagas em programas de estágio
As oportunidades são para os estados de São Paulo, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top