Crédito: canva

5 cursos de educação financeira para alavancar seu projetos

por redação
A importância da educação financeira para jovens e adultos é imensa e abrange diversos aspectos da vida pessoal e profissional.
Entre os benefícios que têm a oferecer, o conhecimento capacita os jovens e adultos a tomar decisões financeiras informadas e conscientes, desde o gerenciamento do orçamento doméstico até investimentos complexos.
Além disso, a educação financeira ajuda as pessoas a desenvolverem hábitos de consumo saudáveis, priorizando necessidades sobre desejos e evitando compras impulsivas. Compreender conceitos básicos de finanças pessoais, como orçamento, poupança e gestão de dívidas, ajuda a evitar o endividamento excessivo e suas consequências negativas.
Outro benefício proporcionado pela educação financeira é que, ao aprender sobre investimentos, planejamento de aposentadoria e seguros, os jovens e adultos podem se preparar melhor para o futuro financeiro, garantindo uma maior estabilidade e segurança.
Por fim, e não menos importante, uma compreensão sólida de finanças pessoais capacita os indivíduos a alcançarem seus objetivos financeiros e a assumirem o controle de suas vidas econômicas, promovendo o empoderamento pessoal. Para ajudar você a tirar seus planos do papel, separamos 5 opções de cursos de educação financeira online. Acompanhe!

1. Escola virtual da Fundação Bradesco

A iniciativa é voltada para iniciantes e tem quatro horas de duração. Por meio do curso, o interessado conhecerá qual é o seu perfil financeiro, aprenderá a fazer uma análise e a elaborar um controle financeiro de qualidade e conhecerá os conceitos básicos e fundamentais sobre investimentos e sustentabilidade.

Toda a jornada de aprendizado deste conteúdo passa por cinco etapas:

  • Start – Comece a pensar sobre o tema do módulo
    • Bússola – Descubra o que é preciso saber para cumprir a missão
    • Desafio – Reveja os conceitos apresentados no módulo
    • Missão – Coloque em prática o que você aprendeu
    • Quiz– Teste seus conhecimentos sobre o que você aprendeu

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: aqui

2. Curso de Finanças Pessoais (Banco Central do Brasil)

O curso Gestão de Finanças Pessoais (GFP), foi desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, em parceria com a Escola de Administração Fazendária – ESAF, com foco na necessidade de apresentar conceitos básicos de gestão de finanças pessoais e estimular a reflexão sobre temas do cotidiano das pessoas de forma lúdica.
Por meio de vídeos animados, o curso conta a divertida história da família de Tarcísio e seus amigos, que buscam utilizar o dinheiro de modo consciente e otimizar seus gastos.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: aqui

3. Noções Básicas de Educação Financeira (Portal Idea)

O portal Idea está oferecendo um curso básico de educação financeira, gratuito, com certificado. O curso é adequado para qualquer pessoa interessada em melhorar sua compreensão das finanças pessoais e em adotar práticas financeiras responsáveis. Não é necessário conhecimento prévio em finanças para participar. O conteúdo inclui:
  • Introdução;
  • O que é Educação Financeira?;
  • Orçamento Pessoal e Familiar;
  • Poupança e Emergência Financeira;
  • Investimentos Básicos;
  • Planejamento de Aposentadoria;
  • Entendendo as Dívidas;
  • Estratégias para Eliminar Dívidas;
  • Uso Responsável do Crédito.
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: aqui

4. Educação Financeira para Adolescentes e Jovens (Sebrae)

O Sebrae, em parceria com a CONEF apoia iniciativas para estimular o controle financeiro pessoal e futuramente nos empreendimentos de jovens e adolescentes. Sem pretender analisar ou abordar a concentração de riquezas e a distribuição delas na sociedade brasileira, o fato é que se observa o crescente número de jovens que ascende endividado à vida adulta.
Com este cenário e com o propósito de trabalhar a inserção da educação financeira no cotidiano de jovens, o Sebrae tem se preocupado em contribuir com uma formação mais realista de como se lidar com os recursos que se conquista.
Nesse sentido, o PNEE – Programa Nacional de Educação Empreendedora – criado em 2013, pelo Sebrae, tem ampliado suas estratégias com os jovens da educação formal que já atende, nas parcerias estabelecidas com os sistemas públicos e privados de ensino, oportunizando a eles o acesso a materiais de Educação Financeira. Isso porque esse tema é de fundamental importância na formação de potenciais empreendedores.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: aqui

Compartilhe

Notícias relacionadas

Subsea7 abre Programa de Estágio 2024 para diversas áreas
Os estudantes aprovados terão carga horária de quatro a seis horas diárias, em sistema de...
Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri promovem educação financeira de criptoeconomia
O objetivo é explorar diferentes temas do universo de criptoativos para democratizar o acesso aos...
Com vagas afirmativas, Núclea abre inscrições para novo programa de trainee
Oportunidade é voltada para formados em cursos de exatas e humanas e 100% das vagas...
Clariant, John Deere e outras empresas anunciam 90 vagas em programas de estágio
As oportunidades são para os estados de São Paulo, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top