nota6

Educação, diversidade e políticas públicas são condições para inovação, diz Obama

“Um país bem sucedido depende de investimentos nas pessoas, inclusão de talentos e um setor público que faça o mercado funcionar. Quando joguei bola com um menino em uma favela no Rio, vi alguém com o mesmo potencial que eu e imaginei onde chegaria com um bom sistema educacional e bons professores”, disse o presidente Barak Obama. Uma grande homenagem aos professores, para os quais foram reservadas as primeiras fileiras de um auditório de mais de 10 mil pessoas, antecedeu a palestra na semana passada, durante o VTEX Day, um evento da comunidade de e-commerce. “No mundo, há ecossistemas como o Vale do Silício, com fundos de financiamento e um ambiente pré-existente de negócios. Mas as boas ideias não dependem de geografia. Argentina, Brasil e qualquer país podem fazer parte desse mundo (da transformação digital) se houver investimentos nas pessoas”, afirmou Obama.

Ao conhecer a professora Débora Garofalo, reconhecida entre os 10 melhores docentes do mundo no Global Teacher Prize 2019, Obama lembrou de uma professora da quinta série e outra da universidade. “Uma me fez sentir orgulho do que eu era, um menino afro-americano entre brancos, recém-chegado. Na universidade, entrei no movimento antiapartheit  e me ressenti de ter uma participação muito tímida. A professora esclareceu ‘isso não é sobre você’, e me fez entender que os objetivos eram mais importantes do que meu ego”, lembra.

O presidente defende a valorização de professores e uma educação voltada à formação de senso crítico. “Em países como Finlândia e Cingapura, é preciso muito estudo para se tornar professor. Se ele ganhasse 10% do salário de um executivo, o recado seria de que não é bom negócio ser professor”, constata. “Hoje, a escola que só ensina álgebra ou passa conhecimento não cumpre sua função. Em um mundo com informação abundante, o aluno tem que ser preparado para filtrar e ter senso crítico”, acrescenta.

“Vejo no Brasil uma diversidade impressionante, como temos nos EUA. A criatividade e inovação surgem desse encontro de pessoas diferentes e livres”, disse Obama no início de sua palestra. “No Brasil, tinha um cara chamado Oscar Schmidt, e foi um dos melhores jogadores de seu tempo. Ele não teve a oportunidade de jogar basquete na NBA. Agora temos o Nenê. O ponto é que hoje quanto mais pessoas você atrai para este pool de talentos, mais sucesso o time terá. E isso acontece nos EUA e no Brasil”, ilustrou o presidente americano.

Além da questão educacional, essência de qualquer estratégia, Obama também destacou a qualidade do ambiente institucional. “A China investe na formação de milhares de engenheiros por ano. Mas carece de lei de proteção a Propriedade Intelectual”, mencionou. “Segurança jurídica; accountability; transparência; equilíbrio tributário e investimento em talentos fazem um mercado bom para os negócios”, enumera Obama.

Em uma avaliação de sua gestão, o ex-presidente destaca ter “estancado a hemorragia” da recessão e seu programa de inclusão no mercado de serviços de saúde, o Obama Care. A maior frustração se relaciona ao que considera o pior dia em seus mandatos, quando 20 crianças e 7 professores foram baleados no atentado de Sandy Hook. “Minhas filhas não eram muito mais velhas do que as crianças assassinadas, e tive que confortar os pais delas. E alguns aqui podem não saber sobre as leis para compra de armas dos EUA. Elas não fazem o menor sentido, qualquer pessoa pode comprar qualquer arma a qualquer momento e até pela internet. Para mim, ter que falar com os pais que perderam seus filhos foi muito difícil. E não pude nem prometer mudanças na legislação que impedissem que algo assim ocorresse com os filhos de outras pessoas”, lamenta.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top