Eduardo Giannetti diz que expansão fiscal do Brasil chegou ao limite e é preciso rever o pacto federativo

A carga de impostos sobre a economia brasileira cresceu em todos os governos desde 1988 e chegou ao seu limite neste ano.  No início deste processo o peso era de 24% e este ano alcançou o patamar de 36%. O economista Eduardo Giannetti da Fonseca apresentou este dado como sendo o problema de fundo para o atual cenário econômico do país e disse que é necessária uma revisão do pacto federativo para que ele seja resolvido.

As afirmações foram feitas em uma palestra realizada no Seminário Internacional da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), realizado ontem em São Paulo. Em sua explanação o palestrante criticou a proposta de retomada da CPMF. “Mesmo estando no limite o governo ainda toma a iniciativa de continuar aumentando o peso dos tributos. Nós não podemos aceitar isso porque é injusto e também porque não vai resolver o problema do país. Vai no máximo protelar por um ano as graves questões , mas elas voltarão a nos assombrar”, declarou.

Segundo ele, o dinheiro dos impostos deve ser gasto o mais perto possível do local onde ele é arrecadado. “A construção do Brasil que sonhamos, que é o tema do seminário, passa por essa necessidade”, afirmou acrescentando que mesmo aumentando de forma ininterrupta a arrecadação de impostos, o governo está com sua capacidade de investimentos cada vez menor. Atualmente na casa dos 2,2%.

Fonseca declarou que atualmente cerca de 120 milhões de pessoas no Brasil dependem de algum tipo de repasse de dinheiro extra mercado, ou seja; recebem contra cheques de alguma esfera de poder público. “Temos Estado demais na economia”, finalizou.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top