Por Edilma Rodrigues
Instituições financeiras de todo o mundo lidam com ambientes cada vez mais desafiadores: regulação em constante evolução, novos atores, diluição das fronteiras dos serviços prestados, clientes exigentes, preocupações socioambientais, inovação tecnológica, oscilação na receita etc. Para a Efma, associação global de serviços financeiros sem fins lucrativos, compartilhamento, aprendizado e colaboração são essenciais para o setor alcançar excelência na solução das adversidades.
A organização desenvolveu, ao longo de seus 50 anos, um ecossistema colaborativo, composto por mais de 3,3 mil marcas e 120 grupos financeiros em 130 países, no qual ela é o catalizador.
O objetivo desse ecossistema colaborativo mundial é facilitar o networking entre os tomadores de decisão, fornecer insights de qualidade para ajudar bancos e seguradoras a tomar as decisões acertadas de modo a promover a inovação e impulsionar a transformação. “Apoiamos nossos membros e criamos uma comunidade forte baseada em conhecimentos e habilidades. Nossa missão é fornecer inteligência para otimizar, inovar e transformar, reconhecendo as melhores práticas de nossos membros e conectando-as”, descreve a entidade, que foi criada em 1971 por um punhado de instituições.
Atualmente, a Efma mostra sua resiliência diante das adversidades, usando seu acesso exclusivo à experiência certa, desde líderes do setor até colegas com experiência relevante, para ajudar as instituições financeiras a enfrentar o futuro com confiança. A abordagem é ativa e liderada pela comunidade, que cria criam um espaço neutro onde os membros podem compartilhar, aprender e colaborar e resolver problemas.
A Efma explica que, para bancos e seguradoras se manterem relevantes e crescerem, eles precisam melhorar a geração de receita, redefinir a experiência do cliente e formar relacionamentos lucrativos, aproveitar o poder da inovação, construir a futura organização e força de trabalho certas etc.
“Tudo isso leva a uma grande necessidade de reinventar continuamente os modelos de negócios e encontrar novos públicos. Por isso, atuamos como um catalisador para essa mudança, para inspirar, orientar e para melhorar o desempenho”, explica a associação.
O modelo da Efma é diferente e mais econômico. Isso porque sua experiência permitiu a construção de várias abordagens para apoiar os membros. A associação indica quatro delas:
- Comunidades Globais
Os membros podem se unir às comunidades específicas para se concentrar, de forma profunda, nos principais desafios comuns, enfrentados por essas instituições financeiras. Essas comunidades trazem acesso às últimas tendências e insights em seus principais desafios. Os membros também têm acesso a uma rede, em um programa de eventos durante todo o ano. Algumas Comunidades atuais são: Transformação Digital, Sustentabilidade e Regulação e Inovação futura
- Melhores estudos de caso
Graças aos prêmios globais da Efma, os membros têm acesso a milhares dos mais recentes estudos de caso e inovações de bancos e seguradoras, todos os anos, acelerando o caminho para o conhecimento e obtenção de vantagem.
- Acesso à especialização
A Efma traz conselhos e aprendizados de especialistas que ocuparam altos cargos gerenciais e lideraram suas instituições durante uma transformação de negócios bem-sucedida. Eles compartilham seu conhecimento, experiência e melhores práticas para apoiar os membros por meio de briefings executivos, serviços de consultoria e depoimentos ao vivo de profissionais
- Matchmaking
No espírito de sucesso por meio da colaboração, a Efma encontrará exatamente o parceiro certo para compartilhar as melhores práticas em desafios. Os membros podem ter acesso a 121 trocas com outros membros que já avançaram no desafio que enfrentam e ainda podem iniciar ou fazer parte de grupos de trabalho para enfrentar juntos aspectos específicos dos desafios compartilhados.
Além disso, a Efma oferece uma variedade de conteúdo inteligentes, notícias do setor, relatórios, prêmios, eventos e programas de aprendizado.
Mais informações estão na Efma.