sobe_desce_do_bitcoin

E esse sobe e desce do Bitcoin?

No último fim de semana, a queda abrupta da cotação do bitcoin assustou muitos investidores. O preço foi o menor em 49 dias e ficou abaixo de US $ 2,000, diante da ampla venda desses ativos, o que influenciou no valor de todas as criptomoedas. Dois dias depois, a moeda digital conseguiu se recuperar, chegando a US $ 2,340 na última quarta-feira. Hoje pela manhã, a cotação ficou em US $ $2639.70

Para o CEO da Blocko Ventures, Fábio Ferrari, há muita especulação no mercado. “Pessoas fazem anúncios que provocam impacto. No entanto, essa recente queda tem a ver com o processo de mudança do protocolo do bitcoin, que deve acontecer a partir de agosto,” explica.

A turbulência do fim de semana se deu pela insegurança provocada pela possível separação da criptomoeda, chamada de processo de corte, a exemplo do que aconteceu com o Ether. As divergências entre os desenvolvedores do protocolo Segwit (Segregated Witnesses) da equipe Bitcoin Core, de acordo com Ferrari, querem retirar as assinaturas das operações, o que teoricamente ocuparia menos espaço. “E os minerados, o outro grupo, não concordam. São eles que fazem a execução dos blocos, que montam todo o cálculo e entendem que o SegWit reduz o valor do que eles estão produzindo. Esse conflito deixa a situação incerta e, assim, as pessoas preferem tirar o dinheiro,” assinala o CEO.

Essas mudanças tecnológicas acontecem nesse momento porque a fatia de transações, no blockchain está muito alta. “Está ficando urgente alterar o protocolo e resolver o problema de como será feito o processo de escala da tecnologia,” analisa Ferrari.

O consultor financeiro, Marcelo D’Agosto, concorda: “a oscilação tem a ver com essa fragmentação do mercado e a possibilidade de qualquer coisa virar notícia.” O humor parece ser influenciado pelas notícias. A subida do valor do bitcoin durante a semana se deu em meio a notícias de que 43% dos mineradores sinalizaram apoio à proposta de dimensionamento Segwit2x. A votação final está prevista para 1º de agosto.

Para D’Agosto, o problema é que ainda não existe um mercado financeiro sólido com arbitragem profissional envolvida. “O que tenho visto é que muitas grandes organizações estão envolvidas em descobrir usos para a tecnologia de blockchain. “Se tem funcionado com bitcoin, pode funcionar com outras coisas,” conclui o consultor, que alerta: “o bitcoin não tem lastro.”

A reboque dessa gangorra, todo o mercado de moedas digitais sofre. De acordo com o Studio Bitcoin, o valor de mercado total de todas as criptomoedas caiu para US $ 72 bilhões, um valor 37% menor que a máxima histórica de US $ 115 bilhões em junho. No geral, os valores observados tanto para o bitcoin quanto para o mercado total de criptomoedas foram os mais baixos desde maio. Além disso, a classe de ativos baixou 11% durante num período de 24 horas, um tempo durante o qual ele perdeu cerca de US $ 9 bilhões em valor.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top