paraisopolis

Doações diminuem e os 100 mil moradores de Paraisópolis pedem socorro

Por Edilma Rodrigues

O Comitê das favelas via Presidente de Rua iniciou ações para combater a disseminação do novo coronavírus na comunidade de Paraisópolis há um mês. As diversas iniciativas foram postas em prática por meio de doações de pessoas físicas e alguns crowdfundings. No entanto, o engajamento das pessoas e, consequentemente as doações, diminuiu após as duas primeiras semanas de campanha e os 100 mil moradores de Paraisópolis pedem socorro!

O coordenador do G10 das Favelas e líder comunitário de Paraisópolis, Gilson Rodrigues, salienta: “Faz um mês que iniciamos o trabalho do Comitê das favelas via Presidente de Rua. Passado as duas primeiras semanas, percebemos que o engajamento das pessoas para doar diminuiu. Mas, o trabalho precisa continuar. E crescer não só em Paraisópolis, mas nas comunidades do G10. São nove frentes de atuação.”

Frente 1: ação de voluntários “Presidentes de Rua” 

Organização com atuação de voluntários, chamados “presidentes de rua”, que são responsáveis por atender 50 casas, cada. O voluntário cuida dos vizinhos, orienta e comunica as necessidades das famílias que atende, além de explicar sobre os serviços que são oferecidos de enfrentamento à covid-19 pelo comitê da favela. 

Frente 2: produção e distribuição de marmitas

Produção de cerca de 3 mil marmitas por dia pela equipe do bistrô Mãos de Maria, responsável por cozinhar, montar e entregar das marmitas. 

Frente 3: ambulâncias 24h.

Duas ambulâncias e uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estão disponíveis para uso da comunidade. Os atendimentos à população são feitos por sete profissionais da saúde. 

Frente 4: distribuição de cestas e material de higiene

A distribuição de alimentos e kits de higiene é feita periodicamente pelos voluntários, de acordo com as necessidades das famílias atendidas. 

Frente 5: adote uma diarista

Ação que apoia profissionais que foram dispensadas de seus trabalhos devido ao novo coronavírus. Paraisópolis tem 1.031 mulheres cadastradas por essa frente. 

Frente 6: Costurando Sonhos \\ Home Office das Costureiras 

Produção de máscaras feitas por profissionais do projeto costurando sonhos. Na segunda-feira (20), o Costurando Sonhos iniciou parceria com o IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – para desinfecção das máscaras produzidas na USP. A parceria deve esterilizar 1 milhão de máscaras.

Frente 7: Casa de Apoio a Moradores e enfrentamento à COVID-19

O Abrigo social é um espaço equipado para atender moradores com leves sintomas do novo coronavírus. Os pacientes serão acompanhados por profissionais em cuidados. 

Frente 8: Socorristas

Treinamento de Brigadistas Civis para atendimento emergencial durante a pandemia em Paraisópolis. O objetivo da iniciativa, que irá capacitar 240 moradores da comunidade, é formar a primeira Brigada de Emergência de Primeiros Socorros de Paraisópolis para ajudar no combate ao novo Coronavírus. 

Frente 9: Teleatendimento médico

O teleatendimento tira dúvidas sobre o covid-19 e orienta os moradores de Paraisópolis como proceder de acordo com os sintomas apresentados.

Além disso, nesta quinta-feira (23), o comitê vai usar pulverizadores agrícolas e drones em todas as ruas de Paraisópolis. “Iremos usar desinfetantes a base de cloro e outros produtos para higienização e limpeza das ruas,” conta Gilson Rodrigues.

Conforme noticiamos na semana passada, as duas casas de acolhimento estão prontas para receber os moradores que apresentam sintomas da doença, mas a data da abertura, que era para ser nesta semana, agora não tem mais data definida.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top