Por Edilma Rodrigues
A administradora de cartões private label, DMCard, cria a DMCard Securitizadora S/A, controlada pela DMCARD Cartões de Crédito S/A. O objetivo foi garantir a captação de recursos atrelados a direitos creditórios. A empresa vai emitir até R$ 200 milhões em debêntures (ativos de renda fixa) por meio de uma operação estruturada em conjunto com a equipe do Pátria Investimentos. A inciativa foi possível porque a Sociedade de Propósito Específico – SPE – denominação da nova companhia do grupo, obteve rating BBB, atribuído pela Fitch Ratings, que sinaliza boa qualidade de crédito e capacidade em honrar suas obrigações financeiras.
Segundo o conglomerado, esta forma de captação de recursos atrelados à direitos creditórios compostos por transações de cartões de créditos private label é inédita no mercado. “Esta é a primeira vez que uma sociedade de propósito específico do setor de cartões é constituída para uma emissão de debêntures,” assinala a nota enviada à imprensa.
O que é securitização?
A securitização, explica a DMCard, é uma técnica de transformar ativos relativamente ilíquidos em títulos mobiliários líquidos e de transferir os riscos associados a eles para os investidores “qualificados” que os compram. Os títulos de securitização são, portanto, caracterizados por um compromisso de pagamento futuro, de principal e juros, a partir de um fluxo de caixa proveniente de carteira de ativos selecionados.
“Securitizar créditos via SPE tornou o dia-dia da estrutura mais leve, ágil e com custos menores para a companhia, o que é essencial para os processos de tesouraria e planejamento financeiro,” reforça o gerente financeiro do Grupo DMCard, Tharik Moura.
A ANFAC – Associação Nacional de Fomento Comercial – entende securitização como uma tecnologia financeira empregada para converter uma carteira relativamente homogênea de ativos, em títulos mobiliários passíveis de negociação.
Prospecção de redes varejistas e aquisição de carteiras
Os recursos captados serão destinados para assegurar o crescimento do Grupo, seja por meio da prospecção de novas redes varejistas com faturamento a partir de R$ 100 milhões, como também, por meio da aquisição de carteiras de crédito de operações de varejo alimentar. Recentemente a DMCard adquiriu a Finansinos S/A, Instituição Financeira situada no Rio Grande do Sul, e a InfoCards, processadora de cartões com sede em São Paulo.
“O Grupo DMCard continua rentável e estas aquisições demonstram que seguiremos em forte expansão,” conta Tharik Moura.
As Demonstrações Financeiras da DMCard estão disponíveis no site oficial do Grupo.
Antecipação das vendas a varejistas
Em meio à crise econômica devido à pandemia, a DMCard lançou uma campanha, que oferece antecipação das vendas à sua rede de parceiros varejistas. Segundo a administradora, a ação segue um caminho contrário às tendências do mercado que tem restringido acesso a recursos financeiros e, consequentemente, comprometendo a sustentabilidade econômica do comércio.
Sabemos que alguns players do segmento de meios de pagamentos estão restringindo as antecipações aos seus clientes. Dada a solidez da companhia, a DMCard está disponibilizando uma grande linha de antecipação de vendas com condições extremamente competitivas, já que nosso custo de funding sofreu redução em função das novas captações, atreladas à queda da taxa de juros básica, finaliza Moura.
Com informações da assessoria de imprensa