Divulgação do PIB revela crescimento de 0,4% dos investimentos após dez trimestres em queda

O resultado do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado ontem (31), mostrou que, na comparação entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano, houve avanço de 0,4% nos investimentos após dez trimestres em queda. Os investimentos são chamados de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) – um indicador que demonstra condições essenciais para o Brasil voltar a crescer, gerar emprego e renda.

Com esse resultado de investimento no período, a taxa alcançou o equivalente a 16,8% do PIB. A produção de bens de capital também tem influência sobre o resultado positivo dos investimentos. Apenas entre maio e junho houve um aumento de 1,1%. A fabricação desses itens aumenta quando há novos projetos saindo da gaveta.

A nota do Portal Brasil afirma que o aumento desse indicador significa que há mais confiança na economia, pois os empresários só tiram projetos da gaveta na medida em que acreditam que o futuro será melhor que o presente.

O governo, no entanto, quer elevar esse percentual e tem trabalhado para fazer os investimentos deslancharem. Para isso criou a Secretaria Executiva do Programa de Parcerias Público Privadas (PPI), que tem desenvolvido projetos para o país.

Outro indicador que apresentou melhora importante foi a taxa de poupança bruta, que passou de 15,1% do PIB para 15,8%. Esse número é a soma da poupança das empresas, das famílias e do governo. A poupança é muito importante, pois é ela que proporciona os recursos que possibilitam os investimentos em novos projetos que geram emprego e renda.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top