Crédito: Amarildo Casagrande, presidente do Banestes

Digital na medida certa: Banestes desenvolve IA generativa própria

por Amarildo Casagrande, presidente do Banestes
A digitalização avançou de maneira expressiva nos últimos anos, tendo como principal propulsor a pandemia do novo coronavírus. As instituições bancárias, que já vivenciavam um cenário intenso de transformação tecnológica, aceleraram ainda mais os processos de migração do atendimento e de soluções para meios digitais.
Desde então, o Banestes, Banco do Estado do Espírito Santo, incorporou um novo slogan em sua jornada: digital quando você quiser, ao seu lado sempre que precisar. Isso porque o banco valoriza o desenvolvimento tecnológico como ferramenta de fidelização e satisfação dos clientes, mas sem desconsiderar a importância do atendimento presencial, do relacionamento e da proximidade das equipes com esses mesmos  clientes.
Inseridos nessa nova realidade, estamos buscando também o incremento de soluções tecnológicas em nossas práticas corporativas internas. Demos início, em março deste ano, a uma jornada inédita de tecnologia, pelo uso de inteligência artificial (IA). Com a startup capixaba Aumo, incubada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), desenvolvemos uma solução própria de IA generativa, propícia para a criação de novos conteúdos. . A IA do Banestes foi batizada de Sab.IA, nome inspirado nas palavras sabedoria, sábio e conhecimento. A pronúncia adotada, “sabiá”, como o pássaro, representa ainda sua origem brasileira.
A solução integrada de inteligência artificial generativa funciona como um chatbot on-line, semelhante aos lançados por grandes empresas no mundo, e tem como propósito auxiliar o dia a dia dos colaboradores, tornando os atendimentos mais ágeis e eficazes.
A tecnologia é uma grande aliada das instituições financeiras. Somos uma empresa de tecnologia que presta serviços bancários. E estamos avançando com a modernidade proporcionada pela IA. Acreditamos nas crescentes possibilidades de uso da ferramenta  no ambiente corporativo, ampliando ainda mais nossas entregas de valor. 

Esse artigo foi publicado na 19ª edição do Anuário Brasileiro de Bancos. Acompanhe as principais tendências e movimentos do ecossistema financeiro no último ano.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
Transformação sustentável: o papel das instituições financeiras na transição
Enquanto os riscos da crise climática colocam a população e a economia em alerta, o...
CANTAnews
Low-code revoluciona aplicações no setor financeiro
Carlos Sapateiro, Country Leader da OutSystemsAs instituições financeiras examinam frequentemente seus negócios avaliando cenários para...
CANTAnews
Seis tendências tecnológicas para o setor financeiro
por Wagner Martin, VP de negócios da Veritran no BrasilEm um cenário marcado pelos avanços...
CANTAnews
A eficiência em terceirizar agências e serviços bancários
por Tiago Aguiar, superintendente executivo de Produtos, Novos Negócios e Marketing da TecBanNa rota da...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top